Por que é tão difícil ter uma vida devocional? Pt.01 | Rev. Thiago Mattos

28.04.2023

Por que é tão difícil ter uma vida devocional? Pt.01 | Rev. Thiago Mattos

Devemos ter uma vida de Devocional.

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.” – Salmo 42:2a

    Todo dia! A semana toda! O ano todo! A vida toda! Você já pensou sobre algumas coisas que se encaixam nessa periodicidade? Com toda certeza, nós estaríamos falando de algo que nós absolutamente precisamos, certo? Alimentação, descanso, hábitos de higiene, atividade física – coisas que são essenciais para a nossa vida estariam no topo da lista de atividades que deveriam constar em nossa rotina diária. No entanto, parece evidente que, por melhores que sejam os nossos hábitos, em situações excepcionais, sabemos que deixar algumas dessas coisas de lado por um período – nem que seja por um dia – não causarão danos tão grandes assim. Mas, com o passar do tempo, tal indisciplina pode causar dificuldades mortíferas em nós.

      Se você está passando por alguma restrição médica específica, você deixará de se alimentar, ainda que você esteja recebendo a sua nutrição através de outros expedientes. No entanto, ainda assim, é uma situação anormal e obviamente temporária. Com relação ao descanso, mesmo com todo avanço tecnológico, a humanidade ainda não encontrou nada tão eficaz quanto uma boa noite de sono, não é verdade? No entanto, existem situações em que somos forçados a passar uma noite em claro – é algum prazo do trabalho, ou o filho que não voltou da casa dos amigos, ou até, quem sabe, alguma vigília de oração. Claro que, em algum momento da vida, as noites mal dormidas não são tão perceptíveis assim, mas, conforme a idade chega, percebemos o quanto precisamos dormir.

Tenha bons hábitos de higiene.

      Os hábitos de higiene precisam nos acompanhar durante toda a vida e com bastante frequência sob a pena de não termos mais ninguém a nossa volta – se você não é acompanhado por uma boa higiene é possível que ninguém mais queira acompanhar você. No entanto, nós bem sabemos que os hábitos de higiene são bastante culturais – lembramos de alguns países onde, para nosso espanto, as pessoas não costumam tomar banhos todos os dias (isso sem falar daqueles que dão suas ‘escapadinhas’ no pior do inverno em nossa cidade fria).

     Cultivar uma atividade física diariamente tem se mostrado como algo extremamente benéfico – não apenas na prevenção de doenças, mas especialmente para cultivar uma qualidade de vida com mais bem-estar. Isso sem falar no prazer que geralmente está atrelado a prática de exercícios físicos. Ainda assim, você concorda que não vai morrer porque faltou um dia na academia, certo?

Deus no abençoe a buscarmos sempre ele.

       No entanto, perceba que isso é verdade a respeito das outras coisas também: a não ser que você tenha alguma condição de saúde muito específica, um dia sem se alimentar, ou sem dormir, ou sem escovar os dentes não matam ninguém… Mas se você deixar de comer, ou dormir, ou tomar banho, ou praticar exercícios, certamente, com o passar do tempo, sua saúde ficará tão debilitada a ponto de morrer. Quando estamos falando dos hábitos e práticas que devem nos acompanhar frequentemente, nós estamos falando das coisas que certamente nós consideramos como essenciais para nossa subsistência, mesmo que, em situações excepcionais, possamos deixar de praticá-las por um breve período de tempo.


       A partir de hoje, no entanto, quero começar a falar com você sobre algo muito essencial da nossa vida que nós normalmente tratamos com muito mais negligência do que as coisas descritas acima: nossa vida devocional. Ao longo dessa nossa breve caminhada, quero chamar a sua atenção para essa necessidade – algo tão essencial para nós quanto o alimento, ou o descanso, ou, até mesmo, a higiene.

Que Deus nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Uma resposta

  1. Muito bom, oportuno e necessário alerta sobre o zelo com o corpo – que é santuário do Espírito Santo – e com a alma, que é eterna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.