Por que preciso ir a Igreja? Pt.03 | Rev. Thiago Mattos

09.08.2023

Por que preciso ir a Igreja? Pt.03 | Rev. Thiago Mattos

não sejamos negligentes com a vida da igreja.

  Em nossa última pastoral, apontei os reais motivos pelos quais alguém deixa de frequentar a igreja ou, ao menos, tem sido negligente com a sua frequência. Lembre-se: existem motivos circunstanciais legítimos: uma enfermidade, uma ausência por motivos de trabalho, um concurso público. No entanto, sejamos honestos, estes não são os motivos pelos quais os crentes são negligentes com a vida da igreja. As razões, na verdade, estão associados a pecados e a compreensões enganosas. E é exatamente isso que gostaria que pudéssemos tratar a seguir.

   O primeiro motivo pelo qual nós somos levados a negligenciarmos a vida como igreja é a nossa indisposição para amar os irmãos. Talvez este seja o principal motivo, ainda que o mais velado de todos. Não podemos ignorar o fato de que, na igreja, nós lidamos com ‘gente difícil’. Mas queria te convidar a pensar sobre isso… Você já meditou a respeito de si mesmo? Será que, honestamente, você é uma ‘pessoa fácil’ de lidar? Na igreja, nós lidamos com ‘gente difícil’ porque nós todos somos difíceis – não existe outro tipo de gente, a não ser ‘difícil’. Acontece que nós nem sempre estamos dispostos a nos dedicarmos àqueles que são “dificilmente diferentes” de nós. Mas será que essa indisposição não diz muito mais a respeito de como você é difícil?

Viva a vida na igreja.

   Veja: a vida como igreja não se limita a sentar para assistir uma programação musical agradável ou uma ‘palestra’ sobre a fé. É evidente que quando vamos à igreja queremos ouvir uma música bem tocada (Salmo 33:3) e boas palavras para a vida. Mas se este fosse o resumo da vida da igreja, então, seria possível ter isso (e, talvez, até melhor do que nossa igreja tem para oferecer) em outros lugares ou canais. Mas a vida como igreja é muito mais que isso!

    A vida como igreja inclui o serviço mútuo – ao mesmo tempo que você ouve seus irmãos cantando, você canta junto com eles: a adoração coletiva é ministração para os nossos corações. Ao mesmo tempo que você ouve as orações, você ora junto com seus irmãos e pelos mesmos motivos! A Palavra proclamada faz sentido coletivamente! A palavra de encorajamento, a repreensão, o consolo mútuo, o abraço… Cada uma dessas coisas só pode ser exercida presencialmente.

Uma saudavel precisa de tudo para crescer.

    Ainda que uma pregação fiel seja a base de uma igreja saudável, uma pregação fiel não é e não pode ser tudo o que uma igreja saudável precisa: uma igreja saudável precisa de todos os dons que o Senhor derrama sobre a sua igreja – precisa dos serviços de cada um para crescer. Sem você, sem o seu amor, sem o seu serviço, a igreja sofre; seus irmãos sofrem! Lembre-se: você não frequenta a igreja apenas por sua causa, mas também por causa dos seus irmãos.


      Você já havia pensado sobre isso? Será que você seria tão negligente a ponto de pensar apenas em si mesmo quando o seu Senhor pensou tanto em você? Deixe pra trás a indisposição para amar – venha para igreja; venha servir!

Que Deus te abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.