Por que preciso ir a Igreja? Pt.04| Rev. Thiago Mattos

11.08.2023

Por que preciso ir a Igreja? Pt.04| Rev. Thiago Mattos

164 anos do Presbiterianismo

    No dia 12 de agosto, nós celebramos o Dia do Presbiterianismo no Brasil. A data marca a chegada de Ashbel Green Simonton ao país para, como missionário presbiteriano, começar o trabalho de plantação da nossa denominação e, hoje, 164 anos depois, meditamos a respeito da importância da vida como igreja.


    É curioso, queridos, que alguém tenha vindo de uma terra distante justamente para iniciar uma igreja, principalmente quando olhamos para um Brasil extremamente hostil ao protestantismo. Quando Simonton chegou ao nosso país, praticamente não existia nenhum traço de protestantismo na América do Sul: vamos lembrar da vinda de alguns calvinistas franceses ao Rio de Janeiro, a tentativa de colonização holandesa no Nordeste e alguns poucos missionários congregacionais que aqui se encontravam aqui naquela época.

A nobreza de Simonton.

    No entanto, a nobreza de Simonton traz uma perspectiva que devemos ter a respeito de todo tipo de trabalho missionário em terras estrangeiras – a perspectiva de alguém que, por amor a Deus e ao Evangelho, deixa familiares, bens, amigos e, principalmente, sua igreja local para plantar novas igrejas em locais ainda não alcançados pelo Evangelho. Confesso que, às vezes, me pego imaginando o que pensariam os primeiros missionários que deram suas vidas em favor da nossa igreja quando, na prática, nós demonstramos que vemos a igreja como algo ‘opcional’.


   Será que se tivéssemos este mesmo amor a Deus e ao Evangelho moldando nossa vida, nós optaríamos por ficar em casa, seja por preguiça ou porque encontramos um ‘programa domingueiro mais atrativo’? Será que se tivéssemos real disposição de oferecermos a nossa vida ao serviço do Senhor, trocaríamos o estar presente a vida da igreja porque “tem jogo do Corinthians”?

Que Deus nos de sua graça.

    Na verdade, queridos, eu desconfio que uma parte dos ‘frequentadores’ de igreja só participam da Escola Bíblica e do Culto porque ‘não tem nada melhor pra fazer’. Mas, se tiverem, certamente, deixariam de vir a igreja: se nesse domingo tiver um concerto da orquestra, no próximo corrida de Fórmula 1, e no outro escalada no Pico do Marumbi, no seguinte passeio em família, e após isso viagem pra praia, e depois um churrasco com os amigos – certamente, não ficariam nem um pouco constrangidos caso ficassem mais de um mês sem “dar as caras” na igreja.
 
   Isso acontece porque, inconscientemente, nós nos permitimos amoldar à idéia secularizada de que o entretenimento é mais importante para nós do que a vida como igreja; em nossa mente, nós achamos que é mais importante ‘descansar’ ou ‘ter lazer’ do que adorar e ouvir Deus falando. Você consegue perceber o absurdo dessa frase? Nós achamos que o descanso e entretenimento é mais importante que a adoração! Este é o motivo pelo qual nós, de fato, faltamos na igreja…
 
    Que Deus nos dê graça e temor para, por amor ao Senhor e ao Evangelho, aprendermos a nos doar pela nossa vida de comunhão.
 

Feliz dia do Presbiterianismo

Que Deus te abençoe.

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.