Por que preciso ir a Igreja? Pt.07 | Rev. Thiago Mattos

01.09.2023

Por que preciso ir a Igreja? Pt.07 | Rev. Thiago Mattos

Vamos a casa do Senhor.

    “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à Casa do SENHOR’.” – Salmo 122:1. Quando começamos nossa caminhada sobre a importância da frequência à igreja na vida do cristão, listamos 4 motivos pelos quais os crentes deixam de participar da vida da igreja. Fiz questão de enfatizar que, apesar de existirem alguns motivos legítimos (como enfermidades e compromissos temporários), os reais motivos estão vinculados muito mais aos nossos pecados que a uma verdadeira indisponibilidade de saúde ou viagem.
 
   Na verdade, é por causa da nossa indisposição de amar uns aos outros, da dureza do nosso coração e da consequente falta de desejo de perdoar. Além disso, apontei que nós administramos a nossa agenda semanal de maneira impiedosa a ponto de nos levar a um cansaço extremo. E, por último, mencionei a ideia secularizada de que nós precisamos mais de entretenimento e lazer do que precisamos da igreja.

Motivos de meias-verdades.

    Cada um desses motivos surge de ‘meias-verdades’ que acolhemos no coração e que, por causa de um pensamento equivocado acabamos negligenciando a frequência ativa na vida da igreja. No entanto, como sabemos, as ‘meias-verdades’ normalmente se manifestam em ‘mentiras inteiras’. E, com isso, muitos acabam vivendo uma ‘comunhão’ mais relax, sem se sentirem obrigados em estar na igreja todo domingo. E que, cada domingo de ausência, pode refletir em uma vida espiritual mais amena, para não que cada falta sem motivo plausível se torna um compromisso com a mediocridade na adoração e no aprendizado da Palavra.


  Mas será que eu não estou exagerando? Será que não estou fazendo tempestade em copo d’água por causa de um único domingo? Você pode estar pensando: “Ah, pastor… Mas é só um domingo…” Acontece que não é só um domingo: é quase metade de um mês sem estar com seus irmãos adorando e servindo o Senhor! “Como assim?” Veja: se você participou do culto no dia 01 (primeiro) e faltar no dia 08, qual será o próximo dia que você estará com seus irmãos? Dia 15! Metade de um mês já se passou!

''é só um domingo''...

   A nossa impressão com “é só um domingo” parece aliviar a nossa consciência culpada de que deveríamos estar em algum lugar e não estamos. No entanto, quando pensamos em um compromisso mútuo em adoração e serviço, estamos falando em 14 dias de ausência – metade de um mês em que você não adorou o seu Deus junto com o Seu povo; são 14 dias que você negligenciou o serviço público da adoração.


   É verdade que, nestes 14 dias, provavelmente, você esteve com seus irmãos em um estudo durante a semana, ou, quem sabe, no encontro de sábado, ou, talvez, na reunião de oração. Pode ser, inclusive, que, de maneira piedosa, você esteve na casa de um irmão da igreja para orar com ele, cantando louvores e ministrando mutuamente a Palavra. No entanto, ainda que todos estes encontros sejam maravilhosos e imprescindíveis para o crescimento espiritual do Corpo, eles não conseguem substituir a importância do Culto Dominical.

   Nas próximas semanas, quero meditar com você sobre o Culto como este momento distinto. Neste momento, saiba, porém: o momento em que o povo de Deus se reúne para adorar é um momento ‘mágico’; tem algo extraordinário acontecendo! Será que, conscientes disso, ousaríamos negligenciar este momento tão especial?

Que Deus te abençoe.

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.