Por que preciso ir a Igreja? Pt.08 | Rev. Thiago Mattos

06.09.2023

Por que preciso ir a Igreja? Pt.08 | Rev. Thiago Mattos

Perdemos a benção?

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! (…) Ali o SENHOR ordena a sua bênção e a vida para sempre.” – Salmo 133:1,3b
 
    A nossa negligência (ou relativização) em participar da vida da igreja causa imensos prejuízos. E certamente essa negligência é resultado de uma concepção equivocada sobre o Corpo de Cristo e, ao mesmo tempo, uma expressão da nossa pecaminosidade. No entanto, não é apenas isso… A ausência descompromissada na igreja também causa diversos malefícios pessoais. Sempre vi pessoas relativizando a verdade de que participar da igreja regularmente é, sim, uma bênção!
 
    Sei que dizer “perdeu a bênção” para um irmão em Cristo que não tem participado regularmente da vida da igreja tem os seus equívocos e demonstra uma insensibilidade terrível para aqueles que precisam se sentir amados e bem-vindos. No entanto, não deixa de ser verdade… O Salmo 133 diz, claramente, que é na reunião do povo de Deus que o SENHOR ordena a sua bênção. Ainda assim, é evidente que você não deve receber seu irmão ‘ausente’ com essa frase – ela é ofensiva e não traria edificação. Afinal, como bom discípulo, o que você deseja é que seus irmãos estejam junto com você, não é verdade? E não é através do “perdeu a bênção” que você vai encorajar aqueles que têm se sentido desanimados, certo?

Mesmo desanimado participe conosco.

   Se não vejamos: um dos motivos pelos quais nós devemos nos reunir não é a edificação do povo de Deus (I Coríntios 14:26)? Se queremos edificar, então, nosso desejo é que aquele que tem estado desanimado venha participar conosco! E não afastá-lo ainda mais… Por conta disso, seja sábio ao abordar um irmão que vem pouco a vida da igreja. Ele pode estar passando por algum luta pessoal, enfrentando pecados dos quais se envergonha e, talvez, já nem consiga mais ver sentido na reunião do povo de Deus.

     É exatamente por isso que, ao contrário da indisposição de amar que nos leva ao afastamento da igreja, o motivo pelo qual nós ansiamos pela participação de todos os irmãos é o desejo de demonstrarmos amor verdadeiro. E como nós fazemos isso? Demonstramos amor não apenas ao falar palavras carinhosas e respeitosas aos irmãos, mas, muito mais que isso, nós mostramos amor quando nos dispomos a servir! Somos chamados a nos tornarmos “servos uns dos outros, pelo amor” (Gálatas 5:13b)!

Somos abençoados pelo ministério dos outros.

   Na vida da igreja, o SENHOR nos abençoa por intermédio do ministério dos outros irmãos, dos dons espirituais que o Espírito distribui como Ele quer (I Coríntios 12:11), do talento e habilidade que o Senhor dá aos irmãos, do conhecimento de Cristo que testemunhamos – é no serviço da igreja que nós demonstramos amor uns pelos outros. Sem o serviço, a vida com Deus fica ‘capenga’. E não é possível desfrutar do serviço da igreja ficando em casa, certo?


   Sei que você pode ouvir/ver grandes pregações na internet, no entanto, será que tudo o que você precisa na igreja é de uma boa pregação? Certamente não! Um dos grandes pregadores dos nossos dias, Pr. John Pipper, diz que uma igreja saudável existe a partir de uma pregação fiel às Escrituras. No entanto, ele diz, uma pregação fiel às Escrituras não é, nem de longe, tudo o que uma igreja saudável precisa. Nós precisamos uns dos outros – dos dons com os quais o Senhor capacita Sua igreja. Venha ser abençoado! Venha pra igreja!

Que Deus te abençoe.

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.