Por que preciso ir a Igreja? Pt.01 | Rev. Thiago Mattos

21.07.2023

Por que preciso ir a Igreja? Pt.01 | Rev. Thiago Mattos

Porque precisamos ir a igreja?

   Se existe algo que me preocupa profundamente com os cristãos do Séc. XXI é o menosprezo para com a igreja. Acredito que uma das péssimas heranças que recebemos desse movimento da espiritualidade individualista e experiencialista é o fato de que muitos cristãos acham que participar da vida da igreja é tão somente um ‘adendo’ à sua vida de comunhão com Deus – mais ou menos como um complemento pouco necessário para o crescimento da fé. Os argumentos são bastante conhecidos: “Eu não preciso ir na igreja para me encontrar com Deus…”; “Na igreja, existem pessoas tão ruins quanto aquelas do meu trabalho…”; “Eu posso adorar a Deus em casa: ouvindo louvores, fazendo minhas orações, lendo a Palavra…”


     É evidente que existem verdades nestes argumentos. Todos sabemos que o Senhor não está restrito à igreja e podemos encontrá-Lo sempre que O buscamos de todo coração; na igreja, existem pessoas que ainda não foram tratadas em seus pecados (e, provavelmente, até aqueles que não creem verdadeiramente em Jesus) e, por isso, são tão más e imorais quanto as pessoas do mundo; quando estamos em casa, em nosso culto particular ou familiar, estamos adorando a Deus verdadeiramente através de canções, orações e da leitura da Bíblia. No entanto, você consegue perceber como os argumentos acima são fundamentados em ‘meias verdades’?

Menosprezamos a igreja.

   E nós podemos dizer isso porque mesmo que estes argumentos possuam aspectos da verdade bíblica, eles também menosprezam outros aspectos igualmente verdadeiros. Afinal, nós sabemos muito bem que, ao nos salvar, o Senhor nos inseriu em um povo, em uma família. E, obviamente, quando nós propositalmente menosprezamos a igreja estamos dizendo que Deus errou; estamos dizendo que aquilo que nós pensamos da vida de comunhão é melhor do que aquilo que Deus pensa. Perceba: o Senhor nos salva e nos faz participantes de um povo; nós olhamos para este povo no qual o Senhor nos inseriu e dizemos: “não preciso disso!” Ou “Isso não é tão importante quanto o meu relacionamento com Deus…”


    Esse é motivo pelo qual não viver a vida como igreja é um pecado que tem cada vez mais arrastado multidões para longe do Senhor. Desde pequeno, ouvi minha mãe e meu avô dizendo: “a brasa, longe do braseiro, esfria!” E todos nós conhecemos aqueles que chegaram à apostasia mesmo que aparentemente tenham vivido coisas intensas com Deus em suas igrejas. No entanto, começaram a relativizar a importância da comunhão com o povo de Deus, começaram a agendar outros compromissos nos domingo, começaram a ouvir ‘outras vozes’ e, com isso, se desviaram.

Vamos viver a igreja.

     É claro que nós precisamos nos lembrar daqueles que sofreram abusos espirituais, sentiram-se humilhados e deixados de lado. Agora, magoados, deixaram de viver como igreja. No entanto, continuo crendo que o lugar certo para tratar cada uma dessas mágoas é no contexto do povo de Deus.


   Nas próximas semanas, vamos meditar um pouco mais sobre esse tema e, assim, espero que o Senhor encoraje o seu coração para querer viver ainda mais intensamente a sua vida com o povo dEle!

Que Deus te abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.