30.10.2023

Por que somos confessionais? | Rev. Thiago Mattos

Reforma Protestante.

    No dia 31 de outubro, nós celebramos a Reforma Protestante. E um dos grandes legados da Reforma Protestante foi a importância de sistematizar o ensino das Escrituras. A preocupação dos reformadores em manter uma igreja pura e fiel à Palavra era fazer com que os crentes tivessem a capacidade de dar “razão da sua fé” quando fossem questionados. Com isso, os primeiros reformadores se empenharam em elaborar documentos que explicassem os grandes temas bíblicos e os princípios da vida com Deus.


   Evidentemente, essa não foi uma preocupação apenas a partir da Reforma. Desde a era apostólica, a igreja do Novo Testamento se preocupou em formular credos e confissões para que, de forma sintetizada, os crentes pudessem afirmar o que criam. Talvez o grande exemplo seja o texto de 1 Timóteo 3:16, onde o apóstolo Paulo diz: “Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, visto pelos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.” Segundo alguns estudiosos, este versículo é um dos primeiros credos da igreja cristã. Nos primeiros séculos, o Credo Apostólico se tornou uma das grandes marcas da fé cristã e, nos séculos vindouros, até o advento da Reforma, nós vemos a igreja desenvolvendo outras formas de sistematizar o ensino da igreja (é verdade, no entanto, que muitos desses documentos nem sempre expressavam o ensino da Palavra).

Surgimento das Confissões de Fé de Westminster.

    A Reforma, então, surge como um retorno às Escrituras como única regra de fé e prática e, por causa disso, era necessário que os crentes conhecessem o ensino das Escrituras – por isso, a importância de sistematizar aquilo que a Bíblia ensina. Nos anos seguintes a Reforma, vemos a igreja protestante se dedicar na preservação doutrinária e é nesse contexto que surge a Confissão de Fé de Westminster (CFW) e os Catecismos Maior e Breve.


   O que temos visto, no entanto, nos últimos anos, na igreja do Século XXI, é uma relativização da importância de documentos como esses. Infelizmente, a igreja dos nossos dias tem se tornado tão relativista, emocional e experiencial que os crentes entendem que credos e confissões são desnecessários para sua vida na fé.

Precisamos conhecer a doutrina de nossa igreja.

   Acontece que, mesmo diante de uma busca por uma espiritualidade mais vívida, documentos como a CFW podem nos abençoar. Isso porque ele firma nossos passos, pois além de nos explicar aquilo que podemos conhecer sobre Deus e sobre a Palavra, ela também nos dá orientações claras a respeito da nossa vida de oração, a respeito do nosso relacionamento com Deus e da nossa vida como igreja.

   Se você quer ter uma experiência com Deus mais profunda e bem fundamentada, então, você precisa conhecer estes documentos; você inclusive encontrará os versículos bíblicos que justificam aquelas explicações.

   E mais que isso: aqueles que se diz “presbiteriano roxo”, que ama a denominação, que ama a igreja da qual faz parte, precisa conhecer aquilo que nós cremos! E aquilo que cremos é demonstrado através do que ensinamos e pregamos, domingo após domingo, em nossa igreja. Mas pra você ter uma experiência de fé mais objetiva, sem basear sua vida cristã em fatores subjetivos e incertos, então, minha dica pra você: estude nossos Catecismos e Confissão.

Que Deus te abençoe e te conduza na oração!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.