Nesse estudo bíblico, iremos responder uma dúvida muito frequente no meio cristão e evangélico. Afinal de contas, uma vez que estou salvo, permaneço salvo para sempre? Será que é possível um verdadeiro cristão perder a salvação? E as pessoas que apostataram da fé, algum dia foram salvas? O que a bíblia fala?
Bom, para responder à essa pergunta, o ideal é recorrer à bíblia e ao que ela fala. A bíblia fala que a salvação é um dom de Deus, que não é algo que nós merecemos ou conquistamos, como se fosse um salário ou prêmio, mas é como um presente, algo que veio de graça e sem merecermos.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:8,9)
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”(Romanos 3:23,24)
A salvação pela Graça
Se a nossa salvação dependesse de alguma obra ou ação nossa, por menor que fosse, já não seria pela graça. Mesmo que fosse por 99% de ação de Deus e 1% ação nossa, ainda assim não seria graça, pois seriam necessárias obras para que fossemos salvos, e assim teríamos que riscar várias passagens da bíblia que deixam claras que a salvação vem pela graça, e não por obras, como Gálatas 2:16, Romanos 3:28, João 5:24, Romanos 10:9, Romanos 1:17, entre várias outras.
A bíblia também diz que, uma vez que estamos em Deus, nunca mais nos afastamos dEle.
“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir. Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:38,39)
A perseverança dos santos
E quanto às pessoas que entraram para a Igreja, participaram de um ministério, demonstraram boas obras, mas, no final, acabaram se desviando e voltando para o mundo?
Existem dois cenários para esse caso, que serão abordados em maiores detalhes em futuros posts, mas, de forma resumida, pode-se dizer que uma pessoa assim ou:
1) Nunca foi verdadeiramente salva, ela apenas parecia ser salva (1 João 2:18,19). Isso é representado na parábola do semeador como a pessoa que tem o coração pedregoso (Mateus 13:20,21) que recebe a palavra com alegria, mas que não tem base sólida, e acaba não dando frutos.
2) Essa pessoa é verdadeiramente um eleito de Deus, mas acabou passando por um momento de fraqueza espiritual. Nesse caso, a pessoa acabará voltando para os caminhos do Senhor, ainda que no seu último dia de vida. Essa situação é como a do Filho Pródigo em Lucas 15, que esteve sempre dentro da casa do Pai, mas acabou fraquejando na fé, se desviou para o mundo, viveu em libertinagem por algum tempo, mas acabou (pela graça) retornando para a casa do Pai.
Rev. Thiago Mattos de Lara
Gostou do Post? Nosso objetivo é ensinar a Bíblia para as pessoas de forma fácil e simples, mas sem perder o rigor teológico que o texto traz e sem tirar a essência da Palavra de Deus.
Somos a Igreja Presbiteriana Tarumã, uma igreja simples, acolhedora e fiel à Palavra de Deus. Quer conhecer mais?
Uma resposta
Gostei muito Deus abençoe