05.11.2021

A Doutrina da Depravação Total

O maior problema humano é o pecado

Um dos ensinos que a Reforma Protestante, de forma mais específica a Teologia Reformada, foi a doutrina da Depravação Total, o pecado propriamente dito. Mas alguém pode fazer algo de bom por si só?

No que diz respeito ao que é físico, pode sim. Mas no âmbito espiritual, não. Isso deve fazer com que pensemos qual é a extensão do pecado em nossas vidas.

Todos os seres humanos são pecadores, e isso não tem a ver com a gravidade ou a quantidade de pecados produzidos ao longo da vida, (não encontramos tal conceito nas Escrituras), nem sequer uma postural essencialmente moral. O pecado é uma inclinação contra Deus, colocando o homem natural num estado de desesperado anseio pela ação de Deus.

O pecado não deve ser subestimado

Todos os seres humanos são pecadores, e isso não tem a ver com a gravidade ou a quantidade de pecados produzidos ao longo da vida, (não encontramos tal conceito nas Escrituras), nem sequer uma postural essencialmente moral. O pecado é uma inclinação contra Deus, colocando o homem natural num estado de desesperado anseio pela ação de Deus.

No último domingo pela manhã, na aula da Escola Bíblica ministrada pelo Rev. Lucas Maracci, tivemos a oportunidade de entender sobre a doutrina da Depravação Total, que afirma que o nosso problema real é um problema espiritual, o pecado, que já foi vencido por Jesus, mas que não deve ser subestimado.

Jesus é a resposta contra o nosso pecado

Mas o que é pecado? Simplesmente romper com a vontade Deus, no tocante às ações, mas precisamente com a nossa natureza que é deturpada, corrompendo nosso ser de dentro para fora. Ou seja, o objetivo do pecado é tentar tirar Deus de Sua posição a fim de que sejamos deus.

Também, entendamos que o pecado é algo tão entranhado em nós que até mesmo o desejo de pecar é expressão do pecado; e quando se vence este desejo não é o mesmo que ter vencido o pecado. Ele também é inclusivo, isto é, tudo o que é feito pelas pessoas, por mais que sejam boas, estão manchadas pelo pecado, e por isso precisamos de Cristo.

Não obstante, o pecado nos incapacita fazendo com que queiramos a todo tempo pecar devido à escravidão que todos estão sujeitos, impossibilitando qualquer passo em direção à salvação. E por fim, e não menos importante, o pecado é um problema mortal.

Mas existe uma esperança: Jesus Cristo, o Único Caminho de Salvação, que transforma qualquer manifestação ou vestígio de pecado em nada na vida daqueles que confessam o Jesus como Senhor e Salvador.

Creia! Se arrependa! Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida!

Assista agora a esta aula:

Caso prefira, clique aqui e acesse o vídeo diretamente no YouTube

Aula integrante da série “Bases da Reforma Protestante”, ministrada na Escola Bíblica da Igreja Presbiteriana do Tarumã em Curitiba em 31.10.2021.

Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.

YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma

Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.