Alegria dos Homens | 3º Domingo de Advento | Rev. Thiago Mattos.

10.12.2022

Alegria dos Homens | 3º Domingo de Advento | Rev. Thiago Mattos.

Alegria dos Homens.

“…Na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente.” Salmo 16:11b

   Você também está sentindo que esse natal está meio diferente? Não sei se é o clima de “Copa do Mundo”, ou se é o sentimento de incerteza que a política tem nos causado nos últimos meses, ou se é uma certa frieza desesperançosa dos nossos dias, mas eu tenho sentido um certo distanciamento das pessoas do fato de que, daqui alguns dias, nós celebramos o Natal.


   E veja: é verdade que em uma sociedade secularizada como a nossa, o Natal acaba sendo reduzido a uma ‘festa de fim de ano’ ou como se fosse tão somente um feriado, como qualquer outro. As pessoas ainda falam sobre amor, paz, prosperidade, esperança e alegria, mas perceba que nenhuma dessas coisas está vinculada a quem Jesus é. E, na verdade, isso faz bastante sentido ao mundo em que nós vivemos: uma sociedade que tenta encontrar amor, paz, prosperidade, esperança e alegria em outras coisas e não na presença de Deus em Jesus.

A verdadeira alegria está em Deus.

   Não é à toa que vivemos em uma realidade de ódio, egoísmo, guerras, violência, desespero e tristeza. Aliás, essa é uma das marcas da nossa sociedade, não é verdade? Tristeza, luto, desânimo e depressão nunca foram descrições tão perfeitas de um momento da história como são para nós hoje. Claramente, o que os seres humanos mais precisam, nestes tempos, é desfrutar de alegria! Acontece que, infelizmente, o ser humano sempre tenta encontrar paliativos para sua falta de alegria: seja o esporte (Copa do Mundo), seja o entretenimento, seja o sucesso material.

     No entanto, a única possibilidade dos seres humanos encontrarem verdadeira alegria é na presença de Deus. E é exatamente isso que Jesus nos proporciona!
Em 1716, Johan Sebastian Bach compôs uma cantata (hoje, conhecida como a Cantata 147), para o 3º domingo do advento – domingo em que celebramos a alegria da vinda de Jesus. Uma parte do Coro 6 nos diz qual deve ser a sensação por termos Jesus:

Feliz sou, pois tenho Jesus
Oh! Com que força me prendo a Ele
Para que console meu coração
Quando estou fraco e triste

A cantata se encerra com um Coro Final que, certamente, é uma das músicas mais conhecidas da história da civilização ocidental: “Jesus, a alegria dos homens”!

Jesus segue sendo a minha alegria
Consolo e alimento do meu coração
Jesus me defende de toda pena
É a força da minha vida
A alegria e o sol dos meus olhos
O tesouro e o prodígio de minh’alma
Por isso, não quero Jesus
Fora do meu coração e da minha vista.

     Se nossa sociedade vive triste e depressiva, então, cabe a igreja de Jesus proclamar a verdadeira alegria dos homens: o Senhor Jesus Cristo! Celebremos o Natal nos lembrando que Jesus é a verdadeira alegria da nossa vida!

 

Feliz Natal.

Rev. Thiago Mattos de Lara 

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando , 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.