Como cultivar uma vida poderosa de oração? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos

20.04.2023

Como cultivar uma vida poderosa de oração? Pt.02 | Rev. Thiago Mattos

Cultive uma vida de oração.

“Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.” – Mateus 6:6

    Em nossa última pastoral, falamos sobre a nossa necessidade de crescer em uma constância na oração. Evidentemente, tudo o que demanda crescimento e constância acaba exigindo de nós uma disciplina dedicada e uma boa dose de esforço. Isso se aplica a todas as áreas da nossa vida: seja o desejo de emagrecer ou de economizar; seja a rotina de exercícios físicos ou crescimento na vida profissional. E quando nós pensamos em nossa vida de oração precisamos considerar a disciplina e o esforço. Por conta disso, enfatizamos a necessidade da vida como igreja e de rotina diária de oração. Em outras palavras, precisamos conhecer os motivos pelos quais orar e também precisamos ter um horário para orar.


      Acontece que a disciplina da oração não envolve tão somente estes dois elementos – precisamos considerar o local onde iremos orar. Ainda que nós tenhamos o hábito de orar enquanto realizamos outras tarefas (dirigindo, fazendo o serviço doméstico, na pausa para o café – e não há nada de errado nisso), nós só vamos conseguir desenvolver um crescimento constante em nossa vida de oração se separarmos também um lugar pra isso! É o “quarto, de porta fechada” – ainda que seja na sacada da sua casa, ou na mesa da cozinha, ou no seu escritório. Ali, durante aquele momento (que já foi separado antes), será o seu quarto de oração – o lugar onde o Seu Pai, que vê em secreto, verá você e o seu desejo de estar na presença dEle.

Existem algumas atitudes práticas.

     No entanto, mesmo considerando estes três elementos como fundamentais, eles serão vazios se não atentarmos para o alvo da oração. Eu tenho convicção de que esse é o principal motivo pelo qual nós não conseguimos cultivar o hábito da oração: nós esquecemos a quem estamos orando. Ao olharmos para a vida da igreja, encontramos grandes motivos para orarmos: nós, que fazemos parte da igreja, oramos pelo nosso caráter/coração, pelo nosso ministério, pelos pastores e líderes, pela evangelização, por missões, pela ação da igreja na nação e no mundo. Mas esquecemos de algo muito importante nesta lista: o próprio Deus! Quando nos lembramos que estamos orando ao Senhor, então, somos cativados pela Excelência do Seu Ser! Nos lembramos da Sua bondade, do Seu amor, da Sua santidade, da Sua justiça, da Sua misericórdia, da Sua graça… E todas essas coisas devem nos levar a adoração! Ao contemplarmos o caráter de Deus, então, somos levados a falar bem do Senhor, exaltar Seu caráter, elogiar Sua presença.


   Veja: qual é o grande motivo pelo qual nós queremos orar? Nós, por acaso, oramos para vermos nossos ‘desejos’ atendidos? Certamente, não! Este é um benefício secundário da oração – glorificamos a Deus pela Sua bondade e graça ao responder nossas orações! No entanto, o grande motivo pelo qual nós oramos é para que possamos desfrutar da presença do Pai! A grande recompensa da oração é o próprio Deus e Sua doce presença! Por isso, Deus certamente nos recompensará com Ele mesmo ao buscá-Lo dedicadamente e incansavelmente em oração!

Que Deus nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

8 respostas

  1. Pai derrama teu sangue precioso sobre a mente e o coração de Felipe lava os pensamento e sentimentos ruins que ele senti por mim, mostra pra ele a minha importância,faça com que perceba como nosso casamento é importante.Agi senhor nesta mente conturbada,salva minha familia meu casamento faça o impossivel nesta situação.
    Pai tira do caminho dele Jessica Paiva,tira ele das mas companhias, mas influências,não deixa essas pessoas terem poder sobre ele.
    Expulsa senhor todo mal que esta dividindo minha família.
    Socorrei senhor urgente.

    1. Amém Janaina, em nome de Jesus seu casamento vai ser restaurado por Deus,vamos estar orando por você e pelo seu casamento.

  2. Peço oração por sandra estou sofrendo ameaça pela Vanessa e paula não quer pagar aluguel para donos da casa(fernando e patricia) e vou cobrar ela me bateu e ameaçou de morte e poem filhos menores para ajudarem elas ,,fiz b.o. e policia não prendeu,, preciso juntar provas e querem me bater até morrer disseram,,estão tentando afastar meu marido da casa para acabarem comigo, e que (fernando e patricia estão com elas nessas ameaças) ,,estão com jeito total de quadrilha ,criminosas,inventam mentiras,,,e ainda estão buscando provas com vizinhos da rua como Katia,daiane,daniela,maria e eles ajudam elas injustamente,eu sandra e marido luciano estamos ficando velhos e estamos enfermos passando muito nervoso com isso ,tremedeira ,dor de estomago,filhos menores ficam também mal ,,ansiedade,,,coração,,pressão,,necessidades financeiras por correr riscos de ameaças e não posso ficar só

  3. peço oração aos irmãos que intercedam por mim e minha esposa carla angelica b oliveira, que todo impedimento que ta impedindo de restaurar nosso casamento caia por terra, que o amor e a fé que se esfriou volte a aquecer e voltemos a ser um casal abençoado e fazedor da obra do senhor , que op senhor não permita que demos um passoa adiante ou tomemos qualquer decisão ou direção sem que seja de peremissão ,ordem e vontade do senhor,ajude-nos desde ja agradeço

  4. peço oração alessandra saude mental e fisica, tratar dor dente SUS ajudar, estou desempregada c/48 anos , conseguir diarista 2x semana , passando necessidade com filhos menores , estou com processo juridico da casa da falecida mãe e irmãos patricia e fernando querem me tirar de la e estão colocando uma moça VANESSA para me ameaçar de morte em palavras baixo nivel e agressão para eu sair da casa estou passando nervoso ansiedade e depressão,que essa moça autoridades tomem atitudes e tirem da casa URGENTE , geladeira vazia , PEÇO SOCORRO A DEUS ESTOU EM JEJUM ORAÇÃO ,marido luciano libertação total conseguir TRABALHO SE ESFORÇAR ESTUDAR,lucas alcoolatra pai dele tomar atitude causando problemas , Cristina eurico se entenderem pelo filho autista ,ORAÇÃO PELO POSTO SAUDE EM SP PRECISANDO DE REFORMA URGENTE

  5. peço oração alessandra saude mental e fisica, tratar dor dente SUS ajudar, estou desempregada c/48 anos , conseguir diarista 2x semana , passando necessidade com filhos menores , estou com processo juridico da casa da falecida mãe e irmãos patricia e fernando querem me tirar de la e estão colocando uma moça VANESSA para me ameaçar de morte em palavras baixo nivel e agressão para eu sair da casa estou passando nervoso ansiedade e depressão,que essa moça autoridades tomem atitudes e tirem da casa URGENTE , geladeira vazia , PEÇO SOCORRO A DEUS ESTOU EM JEJUM ORAÇÃO ,marido luciano libertação total conseguir TRABALHO SE ESFORÇAR ESTUDAR,lucas alcoolatra pai dele tomar atitude causando problemas , Cristina eurico se entenderem pelo filho autista ,ORAÇÃO PELO POSTO SAUDE EM SP PRECISANDO DE REFORMA URGENTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.