Como devemos celebrar a páscoa? | Rev. Thiago Mattos

28.03.2024

Como devemos celebrar a páscoa? | Rev. Thiago Mattos

Feliz Páscoa.

“Este dia lhes será por memorial, e vocês o celebrarão como festa ao SENHOR; de geração em geração vocês celebrarão este dia por estatuto perpétuo.” (Êxodo 12:14)
 
   A ressurreição de Jesus aconteceu em uma Páscoa! Esta data era considerada a mais importante do calendário do povo de Deus, uma vez que era uma lembrança a respeito da libertação que Deus havia operado em favor de Seu povo. Com mão poderosa, o SENHOR Deus libertou o Seu povo da escravidão no Egito e, ao fazer isso, instituiu a Páscoa (Êxodo 12:1-14) – o momento em que Deus mostrou Sua fidelidade e redimiu o povo que Ele havia escolhido para estabelecer Sua aliança.
 
  Quando olhamos para esta celebração do Antigo Testamento, vemos alguns detalhes que são importantíssimos para entendermos o sacrifício e a ressurreição de Jesus. O sacrifício do cordeiro pascal sem defeito (vs. 6), a vindicação de Deus contra seus inimigos e opressores do Seu povo (vs. 12), o sangue na viga superior da porta das casas dos judeus (vs. 7 e 13) – cada um desses detalhes traz para nós uma tipologia daquilo que Deus realizou de maneira mais plena em Cristo.
 
   Jesus, como Cordeiro de Deus, deu a sua vida como sacrifício pelo nosso pecado. Ao morrer na cruz do Calvário, Jesus pagou o preço das nossas transgressões e, assim, nos libertou do jugo opressor da morte, da carne e do diabo. O sangue de Jesus, aplicado em nossas vidas, nos guarda da ira de Deus contra aqueles que não Lhe pertecem. No entanto, não podemos nos esquecer que, cada um desses detalhes só fez sentido na História da Redenção, porque Jesus ressuscitou!

Jesus ressuscitou

   Ao ser ressuscitado por Deus, o Pai deu a demonstração cabal de que o sacrifício de Cristo foi o sacrifício perfeito e que, por isso, o Justo Deus aceitou o pagamento do resgate que Jesus ofereceu. Isso quer dizer que, ao ressuscitar Jesus dentro os mortos, Deus estava dizendo publicamente que Cristo, o Seu Filho amado, havia realizado o sacrifício definitivo para a redenção do povo de Deus. E isso não é tudo, porque, pela fé, este sacrifício foi aplicado a nós e a sua ressurreição é a garantia de que nós fomos justificados diante de Deus (Rm 4:25). 


   O texto de Êxodo 12:1-14 dá instruções bem específicas ao povo de Deus na antiga aliança de como a Páscoa deveria ser celebrada. Hoje, no entanto, nós celebramos o sacrifício do Cordeiro de Deus todas as vezes que nos reunimos em torno da Ceia do Senhor. No entanto, nós celebramos a ressurreição todos os domingos e não apenas na Páscoa – quando o povo do Senhor se reune para adorar a Deus, nós estamos celebrando a redenção que Jesus nos proporcionou. Isso não quer dizer que não devemos comemorar uma data específica, como o Domingo de Páscoa – ao contrário: devemos sim! E cheios de alegria! Sabendo que, por causa da Páscoa do Senhor, nós fomos salvos, libertos da escravidão da morte, do pecado e do inimigo de nossas almas. 


   Mas devemos fazer isso, desde que, domingo após domingo, nos lembremos de priorizar a reunião do povo de Deus como igreja, adorando a Deus por intermédio de Cristo, aquele que nos concedeu acesso ao Pai. Afinal, não faz nenhum sentido comemorar um dia específico, sem querer estar reunido com o povo de Deus, celebrando a salvação em Cristo em adoração a Deus todos os domingos!

FELIZ PÁSCOA!

Que Deus te abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.