Igreja Presbiteriana do Tarumã: uma igreja simples | Rev. Thiago Mattos.

18.03.2022

Igreja Presbiteriana do Tarumã: uma igreja simples | Rev. Thiago Mattos.

IPT: Uma Igreja Simples, Acolhedora e Fiel à palavra.

  “O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.” (Salmo 116:6)
      No próximo final de semana, nós celebramos 64 anos de organização da nossa igreja. E, inegavelmente, podemos reconhecer com alegria que o Senhor tem sustentado a nossa história, seja em tempos difíceis, seja em tempos de vitórias! Por isso, não podemos deixar de olhar para os feitos de Deus em nosso meio e celebrar.

         Você já deve ter reparado que temos enfatizado três características de nossa igreja: Simples, Acolhedora e Fiel à Palavra. Essas três virtudes, na verdade, expressam não apenas aquilo que já somos, mas, também, aquilo que, intencionalmente, almejamos nos tornar cada vez mais. Assim, consideramos que, em meio às complicações da vida, possamos nos tornar um lugar onde a simplicidade é celebrada.

Buscamos ser uma igreja SIMPLES.

        É verdade que o fato de buscarmos ser simples pode ser entendido de maneira bastante ambígua em nossos dias. Isso porque, de um lado, vemos pessoas que vivem em uma busca desenfreada por sofisticação e ‘chiqueza’ e, por isso, desprezam a simplicidade; de outro lado, vemos outras pessoas que, cansadas de uma vida complicada, renunciaram a esses anseios do coração humano e valorizam cada vez mais a simplicidade.

      No entanto, esta idéia de “simplicidade” precisa ser aprofundada. Quando dizemos que somos uma igreja “simples” não estamos falando que tratamos as coisas ‘de qualquer jeito’ ou ‘sem profundidade’. Ao contrário: a simplicidade nos faz querer olhar pra vida a nossa volta e perceber o quanto esse anseio pela ‘sofisticação’ é o que, em muitas ocasiões, torna a vida cansativa demais. 

A Igreja não precisa ser complicada.

          Para aprender a ver a vida dessa forma, é preciso mais do que um mero ‘deixa a vida me levar’ – é necessário ter uma profunda compreensão de quem Deus é, de quem nós somos e de como devemos ser para viver a simplicidade. E, para isso, precisamos nos lembrar que a vida simples é uma constante humilhação espiritual perante o nosso Deus, Aquele que nos salva!

      Com isso, também não estamos almejando a miséria, o ‘tosco’, o ermo, o sovina. Mas, enquanto vemos algumas igrejas buscando ansiosamente por serem contemporâneas, ‘chiques’, sofisticadas, ‘modernas’, nós andamos na contra-mão: queremos viver o ‘simples’. A vida já é complicada demais; a igreja não precisa ser. O mundo anseia por sofisticação; nós almejamos sermos cada vez mais conformados a simplicidade de Cristo.

Parabéns, Igreja Presbiteriana do Tarumã, Glória somente a Deus! 

Rev. Thiago Mattos 
Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.