Chamado para a obra Missionária.
“E eles foram e pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.” – Marcos 16:20
Durante muito tempo da minha vida, eu acreditei que a missão da igreja era destinada apenas por alguns poucos ‘super crentes’ a quem o Senhor havia chamado para ir aos mais distantes lugares da pátria ou das nações. E ainda que eu não tenha perdido a admiração pelos meus irmãos missionários, foi muito bom descobrir que uma verdadeira igreja reformada é uma igreja missionária.
Evidentemente, não podemos desprezar o fato de que o Senhor tem separado e chamado muitos irmãos para irem a lugares distantes por causa da proclamação do Evangelho. Creio que o Senhor faz (e ainda fará muito mais) isso em nossa igreja e é exatamente por isso que continuo orando para que o Senhor levante homens e mulheres, moças e rapazes, para a obra missionária.
Jesus traz a sua igreja, a responsabilidade de proclamar o evangelho.
No entanto, parece óbvio que restringir a tarefa missionária a alguns poucos irmãos e a lugares distantes é ignorar aquilo que a Bíblia nos traz como esforço da igreja local. Quando nós olhamos com atenção para o que a Palavra nos mostra, perceberemos que a igreja não estava atarefada apenas no ‘sustento’ de missionários. Ao contrário: a igreja era extremamente missionária desde o seu surgimento.
Quando lemos com atenção a história da igreja do Antigo Testamento (chamada de Israel), nós percebemos que o chamado de Deus ao Seu povo sempre foi para o testemunho às nações. E são inúmeras passagens em que nós vemos o Senhor falando do Seu juízo contra a igreja justamente por ter se negado a ser essa luz às nações.
Já no Novo Testamento, vemos o Senhor Jesus trazendo a sua igreja a responsabilidade de proclamar o Evangelho da Graça de Deus a todos os povos – e, como não poderia ser diferente, vemos claramente a igreja vivendo em obediência a esse mandamento. A igreja dos primeiros séculos foi uma igreja extremamente missionária; ainda que ela não tivesse um ‘programa’ (ou evento) missionário, nós vemos que cada um dos cristãos se considerava um missionário. E assim foi por centenas de anos…
Uma ação missionária.
Quase 2000 anos se passaram desde que o Senhor Jesus subiu aos céus. No entanto, a missão da proclamação do Evangelho permanece um dos maiores desafios da igreja do Século XXI – principalmente das igrejas reformadas. Isso porque, se no passado, as igrejas oriundas da Reforma foram responsáveis pela evangelização, hoje, enfrentamos um problema bastante grave: a falta de mobilização missionária da igreja local.
É verdade que, em algumas realidades, encontramos igrejas que sustentam missionários e oram pela expansão missionária da igreja. No entanto, esta é apenas UMA parte da ação missionária. Se queremos obedecer ao mandamento de Jesus, então, cada membro da igreja precisa estar ativamente envolvido na evangelização de familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalhos. E para que isso seja efetivo, a vida e a educação em uma comunidade embasada nos princípios sólidos da Reforma, com certeza, servirá como ambiente desejável para o discipulado ainda que, no entanto, esse esforço deva ser empenhado por cada um dos irmãos.
Que Deus nos abençoe!
E que possamos continuar a crescer pela Evangelização.
Rev. Thiago Mattos de Lara
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui
Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!
Share on facebook
Share on whatsapp
3 respostas
verdade temos que abri os nosso olhos para o evangelio de deus
GRAÇA E PAZ , sou Pastor atualmente sem Igreja de origem Presbiteriana fiz Seminário e Filosofia e queria muito Pastorear este ano como não tem vaga aqui no sul de Minas gostaria de conhecê-los , e se houver possibilidade de trabalhar convosco conte comigo.
E muito interessante