30.09.2022

Missão Reformada | Rev. Thiago Mattos.

Chamado para a obra Missionária.

“E eles foram e pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.” – Marcos 16:20

Durante muito tempo da minha vida, eu acreditei que a missão da igreja era destinada apenas por alguns poucos ‘super crentes’ a quem o Senhor havia chamado para ir aos mais distantes lugares da pátria ou das nações. E ainda que eu não tenha perdido a admiração pelos meus irmãos missionários, foi muito bom descobrir que uma verdadeira igreja reformada é uma igreja missionária.

Evidentemente, não podemos desprezar o fato de que o Senhor tem separado e chamado muitos irmãos para irem a lugares distantes por causa da proclamação do Evangelho. Creio que o Senhor faz (e ainda fará muito mais) isso em nossa igreja e é exatamente por isso que continuo orando para que o Senhor levante homens e mulheres, moças e rapazes, para a obra missionária.

Jesus traz a sua igreja, a responsabilidade de proclamar o evangelho.

No entanto, parece óbvio que restringir a tarefa missionária a alguns poucos irmãos e a lugares distantes é ignorar aquilo que a Bíblia nos traz como esforço da igreja local. Quando nós olhamos com atenção para o que a Palavra nos mostra, perceberemos que a igreja não estava atarefada apenas no ‘sustento’ de missionários. Ao contrário: a igreja era extremamente missionária desde o seu surgimento.

Quando lemos com atenção a história da igreja do Antigo Testamento (chamada de Israel), nós percebemos que o chamado de Deus ao Seu povo sempre foi para o testemunho às nações. E são inúmeras passagens em que nós vemos o Senhor falando do Seu juízo contra a igreja justamente por ter se negado a ser essa luz às nações.

Já no Novo Testamento, vemos o Senhor Jesus trazendo a sua igreja a responsabilidade de proclamar o Evangelho da Graça de Deus a todos os povos – e, como não poderia ser diferente, vemos claramente a igreja vivendo em obediência a esse mandamento. A igreja dos primeiros séculos foi uma igreja extremamente missionária; ainda que ela não tivesse um ‘programa’ (ou evento) missionário, nós vemos que cada um dos cristãos se considerava um missionário. E assim foi por centenas de anos…

Uma ação missionária.

Quase 2000 anos se passaram desde que o Senhor Jesus subiu aos céus. No entanto, a missão da proclamação do Evangelho permanece um dos maiores desafios da igreja do Século XXI – principalmente das igrejas reformadas. Isso porque, se no passado, as igrejas oriundas da Reforma foram responsáveis pela evangelização, hoje, enfrentamos um problema bastante grave: a falta de mobilização missionária da igreja local.

É verdade que, em algumas realidades, encontramos igrejas que sustentam missionários e oram pela expansão missionária da igreja. No entanto, esta é apenas UMA parte da ação missionária. Se queremos obedecer ao mandamento de Jesus, então, cada membro da igreja precisa estar ativamente envolvido na evangelização de familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalhos. E para que isso seja efetivo, a vida e a educação em uma comunidade embasada nos princípios sólidos da Reforma, com certeza, servirá como ambiente desejável para o discipulado ainda que, no entanto, esse esforço deva ser empenhado por cada um dos irmãos.

Que Deus nos abençoe!

E que possamos continuar a crescer pela Evangelização.

Rev. Thiago Mattos de Lara 

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Share on facebook
Share on whatsapp

3 respostas

  1. GRAÇA E PAZ , sou Pastor atualmente sem Igreja de origem Presbiteriana fiz Seminário e Filosofia e queria muito Pastorear este ano como não tem vaga aqui no sul de Minas gostaria de conhecê-los , e se houver possibilidade de trabalhar convosco conte comigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.