20.04.2022

O Problema da Impiedade | Rev. Thiago Mattos

O pecado da impiedade.

“Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (I Coríntios 10:31)

      Normalmente, nós falamos tanto de pecados que estão relacionados com a sexualidade, ou com o dinheiro, ou com os pecados da língua (como a mentira e a fofoca) que acabamos nos esquecendo do pecado que, possivelmente, dê origem a todos os outros: a impiedade. Alguns bons teólogos do passado já demonstraram que o pecado que mais nos afeta e que acaba dando origem aos outros pecados é o orgulho. E eu confesso: fico dividido nesse pensamento… Porque, às vezes, percebo claramente que meu coração é guiado pela minha impiedade; outras tantas vezes pelo meu orgulho. É exatamente por isso que pretendo, se assim o Senhor permitir, escrever sobre os dois…


    Quando nós falamos que o nossos pecados são consequências da nossa impiedade, estamos querendo falar do fato de que, na maior parte da nossa vida, nós vivemos como se Deus não existisse. E eu sei que é difícil admitirmos isso, afinal, não nos vemos como ímpios, certo? Somos crentes, vivemos uma vida ética, oramos antes das refeições, ouvimos ‘louvor’ no carro, frequentemente vamos à igreja…
No entanto, será que o Senhor está presente em todas as nossas decisões,

A impiedade é viver sem pensar.

        No entanto, será que o Senhor está presente em todas as nossas decisões, escolhas, dilemas em que vivemos ou problemas que enfrentamos? Jerry Bridges (em seu livro “Pecados Intocáveis”) vai dizer que viver a impiedade, na verdade, é “viver sem pensar – ou pensar pouco – em Deus, ou na vontade de Deus, ou na glória de Deus, ou na dependência de Deus.” E quando olhamos pra nós mesmos, será que não poderíamos dizer que isso é real a nosso respeito? Será que o motivo pelo qual somos tão céticos não é porque a impiedade domina nossa vida? Será que o motivo pelo qual andamos tão desanimados e entristecidos não seria porque nos esquecemos do Senhor? Será que a ingratidão tomou conta do nosso coração justamente porque a impiedade já fez morada em nossa mente?


     Confesso aos irmãos que sempre que me percebo triste, ou abatido, ou desanimado, ou ingrato é porque deixei de considerar o Senhor nas situações mais cotidianas da vida – estou vivendo de maneira ímpia. Muito provavelmente o motivo pelo qual você vive triste, desanimado e murmurando seja porque a impiedade tem dominado você.

É possivel levar uma vida íntegra e mesmo assim viver na impiedade.

       Entenda: é possível levar uma vida íntegra e mesmo assim viver na impiedade… É possível orar, estudar a Bíblia, e, até mesmo, pregar, vivendo uma vida de impiedade. Afinal, a impiedade, na vida dos crentes, nem sempre vai se manifestar através da imoralidade, da devassidão – a impiedade nem sempre nos conduz a pecados “escandalosos”. Em algumas situações, a impiedade pode, inclusive, nos levar a uma vida ainda mais ‘religiosa’ e ética, com aparência de piedade.


       Por conta disso, nosso grande desafio é viver completamente tomado pela doçura e beleza espiritual de Cristo; é fazer com que o Evangelho seja a grande força motriz da nossa vida; é estar cheio do Espírito; é olhar para o Senhor Deus com admiração, reverência e temor. Assim, podemos combater a impiedade que tenta tomar conta da nossa mente.

Que Deus tenha misericórdia de nós!

Rev. Thiago Mattos 
Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.