02.06.2023

O que é devoção? | Rev. Thiago Mattos

Devoção o que é?

    Há algumas semanas, estávamos meditando sobre a nossa vida devocional. É curioso que quando falamos de “devocional”, normalmente, nós pensamos em um momento do dia em que separamos para buscarmos o Senhor em oração e na leitura da Palavra. No entanto, o motivo pelo qual chamamos este tempo de “devocional” é porque ela vem da devoção que deveríamos viver.


    Quando nós paramos para pesquisar essa palavra na Bíblia, nós descobrimos que o texto inspirado usa esta palavra algumas poucas vezes. A versão Nova Almeida Atualizada, que nós utilizamos em nossa igreja, por exemplo, traz essa palavra em um único texto. No entanto, os tradutores da Nova Versão Transformadora substituíram a palavra “piedade” por “devoção” em alguns textos bíblicos. E, ainda que tenham significados ligeiramente diferentes, é uma substituição adequada. E podemos dizer isso por causa da essência do que é a verdadeira piedade.

Cristão piedoso.

    Uma vez que a piedade é a consideração pelas coisas espirituais, se você é um cristão piedoso, então, você não pode deixar de viver a devoção. A piedade é o que nós conduz a consideração a respeito da existência de Deus e da realidade espiritual. Dizemos que alguém é “ímpio” (que lhe falta piedade) quando não há consideração pelo Deus Vivo e Verdadeiro e para a verdadeira religião. A devoção, por sua vez, está atrelada a prática da piedade – se consideramos e adoramos o Deus Vivo e Verdadeiro e a verdadeira espiritualidade, então, praticamos devoção!

    Ainda que nós tenhamos dificuldade de nos identificarmos como devotos, esta não é uma designação inapropriada para os verdadeiros cristãos. É verdade que o termo traz uma conotação esquisita, como se nós adorássemos ou venerássemos algum tipo de ídolo ou como se nós adotássemos alguma religiosidade pagã. No entanto, à rigor, ser um devoto não faz referência ao objeto de adoração, mas a postura do adorador. E podemos dizer isso porque a nossa piedade molda a devoção: aquilo que conhecemos/cremos/experimentamos de Deus (piedade) determina aquilo que fazemos em nosso dia a dia (devoção).

Aparência de piedade.

     É verdade, no entanto, que é possível que a devoção seja resultado da impiedade: alguém que é devotado a um ídolo não considera o Deus Vivo e Verdadeiro – essa pessoa seria devota da sua própria carnalidade e dos maus desejos; coisas estas que podem até ter “aparência de piedade”, mas são resultado de um coração tomado pela idolatria.


     No entanto, quando somos tomados pela consciência de quem Deus é, em toda a Sua Glória, Majestade, Bondade e Amor, então, somos levados a uma atitude – essa atitude é o que chamamos de devoção. Ou seja: devoção é um senso tão pleno da presença e do caráter de Deus que molda tudo o que fazemos. Por causa da nossa devoção, somos levados a “devocional”, um momento de contrição, de ‘retiro’, de confidência com o Senhor; por causa da nossa devoção, construímos nossos ideais, edificamos nossas vidas, trabalhamos e nos relacionamos pensando no Senhor; por causa da nossa devoção, nossos pensamentos são moldados para reagirmos às coisas que acontecem em nossas vidas de acordo com a magnitude da glória de Deus e o que sabemos e experimentamos dEle!

Que Deus nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.