O que fazer em meu tempo devocional? | Rev. Thiago Mattos

19.05.2023

O que fazer em meu tempo devocional? | Rev. Thiago Mattos

O que posso fazer no meu tempo devocional?

    Quando estava começando minha caminhada pessoal com Cristo e percebi a necessidade de estar em comunhão com o Senhor, minha maior crise era: “o que eu tenho que fazer em meu tempo de devocional?” Acredito que esse pode ser um dilema para muitos daqueles que estão querendo ter uma vida constante na presença do Senhor. E a resposta que tenho encontrado para essa pergunta é: “Tudo o que você quiser… mas, ao mesmo tempo, nada do que você não quiser!” Pode parecer uma resposta muito subjetiva, mas eu acredito que ela é a resposta mais adequada para esse dilema. Mesmo porquê não existe uma resposta certa para essa pergunta…


     Existirão momentos em sua vida em que você terá o desejo de fazer muitas coisas em seu tempo de devocional; em outros momentos, no entanto, você não vai ter vontade de fazer “nada”. Em alguns momentos, você vai querer ler 3 capítulos da Bíblia, um devocionário, um capítulo de um livro piedoso, orar, interceder por outras pessoas, cantar um hino e estudar suas anotações do sermão que o pastor pregou no domingo. Em outros, no entanto, você vai ler um único versículo e passar meia hora em silêncio meditando naquele único versículo.

Devemos estabelecer uma rotina.

     Em qual desses dois momentos você estará agindo corretamente? Nos dois! Se não vejamos: não existem momentos em nossa vida em que estamos absolutamente motivados, ativos, extremamente produtivos? Sim, com certeza existem! Por outro lado, não existem momentos em que estamos mais tranquilos, reflexivos e contemplativos? Também existem momentos assim! E não estamos necessariamente errados em vivermos tempos assim.
 
   Isso se dá porque, nesses dois momentos distintos, corremos o risco de sermos guiados pela nossa carnalidade. Podemos dizer isso porque alguém pode ser movido a fazer muitas coisas em seu tempo devocional por causa do legalismo ou do ativismo. Por outro lado, alguém pode querer fazer o menos possível por uma questão de preguiça ou negligência. Perceba: se não é a presença do Senhor que nos motiva, então, estamos sendo guiados pelos nossos maus desejos até mesmo em nosso tempo devocional.
 
    Tendo isso em mente, gostaria de propor para você um roteiro sobre o que fazer em seu tempo devocional:
1) Busque o Senhor em oração: a devocional é essencialmente um tempo para nos deleitarmos na presença de Deus. Se Deus está presente, fale com Ele! Peça ao Senhor que Ele fale com você na leitura da Bíblia; clame para que Ele trate o seu coração em pecados específicos; interceda pelos motivos que tem afligido a sua mente – derrame a sua alma na presença do Senhor.
2) Leia um trecho curto das Escrituras e medite sobre ele: você não precisa ler longos trechos da Bíblia para que o Senhor fale com você. Às vezes, você vai ler 3 capítulos; outras, lerá apenas um versículo. No entanto, é importante que você seja guiado: um plano de leitura, um lecionário ou um devocionário pode te ajudar nisso. Ler os Salmos em sequência também pode te ajudar. No entanto, é importante que você medite sobre o que leu. Para isso…
3) Cultive um período de silêncio: Deus está presente! E Ele vai falar com você! Por isso, pare para ouvir! Respire! Acalme-se! Silencie a mente e o coração! Esteja sensível àquilo que o Espírito quer comunicar a você!
Você pode adicionar muitas outras coisas a essa rotina: cantar, ler um livro piedoso, ouvir músicas edificantes, caminhar em oração, etc. No entanto, seguindo estas dicas simples, tenho certeza que o Senhor vai ministrar seu coração.
 

Que Deus nos abençoe com sua Santa Presença!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.