Por que devemos celebrar o Natal? | Rev. Thiago Mattos

15.12.2023

Por que devemos celebrar o Natal? | Rev. Thiago Mattos

Terceiro domingo do Advento.

   “Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria…” (Lucas 2:10b). Nos últimos tempos, se tornou notório o fato de alguns irmãos que, por diversos motivos, se recusam a celebrar o Natal. Os argumentos utilizados para isso dizem respeito à incerteza com relação à data, à dificuldade de encontrar respaldo bíblico para uma celebração do calendário litúrgico e, até mesmo, à demonstração que não concordam com a perversão da data nesta realidade completamente secularizada em que vivemos.

    Apesar de compreender os motivos pelos quais estes irmãos adotam esta postura, tenho imensa dificuldade de concordar com eles. Se não vejamos: em primeiro lugar, ainda que saibamos que o dia do nascimento do Senhor não se deu em dezembro e que dificilmente conseguiríamos marcar esta data com precisão, certamente podemos selecionar uma data no calendário para que, como cristãos, todos celebremos juntos esse dia; além disso, o próprio Deus estabeleceu um “calendário litúrgico” em Israel e um dos motivos para isso foi para que Seu povo pudesse se lembrar dos grandes feitos de Deus no passado; por último, ao celebrarmos o verdadeiro Natal, podemos demonstrar a este mundo o seu real significado. Aliás, é justamente na celebração do verdadeiro Natal que nós encontramos o motivo mais importante pelo qual devemos comemorar esta data: o nascimento do Salvador.

Natal é o Nascimento de Jesus.

   A Bíblia nos conta que um anjo do Senhor desceu dos céus e anunciou esta mensagem a um grupo de pastores que guardavam seus rebanhos na região de Belém, onde Jesus nasceu. A mensagem do anjo era: “Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:10,11). Mesmo aqueles que não celebram o natal irão concordar que existe um motivo de grande alegria: Jesus nasceu! O Salvador, o Messias prometido, veio ao mundo para dar a sua vida em resgate do povo de Deus e, assim, nos unir ao Senhor! Este é o motivo da nossa alegria: a esperança realizada!

  O tempo todo nós estabelecemos marcas em nosso calendário para recordarmos das datas especiais. No entanto, ao fazermos isso, não estamos querendo apenas lembrar do que aconteceu, mas do significado por trás daquelas datas. A memória da formatura, do casamento, do nascimento de um filho – cada uma dessas coisas tem significados maravilhosos para nós.

   Quando nos lembramos do nascimento de Jesus (e marcamos um período do ano para celebrarmos isso), estamos trazendo à nossa memória o significado do nascimento de Jesus. Os domingos de advento tem a função de nos trazer à memória os eventos do Natal, mas também o significado do Natal. Durante estes domingos que antecedem o Natal, nós nos lembramos que devemos esperar o Senhor, assim como o povo de Deus do Antigo Testamento esperou pela intervenção de Deus na história; nos lembramos que essa espera deve nos conduzir ao arrependimento; mas também nos lembramos da alegria da salvação que temos em Cristo!

Que a alegria do Natal nos faça celebrar no Senhor! Feliz Natal

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.