Por que devemos agradecer sempre? | Rev. Thiago Mattos

17.11.2023

Por que devemos agradecer sempre? | Rev. Thiago Mattos

Feliz dia de Ação de Graças.

   Nesta semana, dia 23, nós comemoramos o Dia Mundial de Ação de Graças. Evidentemente, este não é o único dia em que devemos lembrar de praticar a gratidão. No entanto, creio ser importante reservarmos um dia especial para celebrarmos a graça de Deus. E, por isso, somos levados a pensar o que (motivos) deveria nos levar a agradecer ao Senhor. E mais que isso: também devemos pensar o que a gratidão ao Senhor produz em nós.

  Ao pensar em ação de graças, os motivos sempre parecem bastante óbvios, não é verdade? Normalmente, nos lembramos do alimento que nos sustenta, da roupa que nos veste, da casa que nos abriga, da família que nos acolhe, do sol que nos aquece, da chuva que nos refresca e que renova a terra, do trabalho que nos dignifica, dos amigos que nos alegram o coração. Todos esses motivos são bons, justos e legítimos e, sim, devemos sempre agradecer ao Senhor por eles – afinal, se não fosse a bondade de Deus Providente, certamente nenhuma dessas bênçãos seria derramada em nossas vidas: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tiago 1:17)

 

Tudo que é bom vem de Deus.

   Acontece que estes não são os únicos motivos pelos quais devemos agradecer e, infelizmente, em muitas situações, são apenas estes que nos vêm à memória. Na verdade, se reconhecemos que tudo o que é bom vem de Deus, então, por que raramente lembramos da nossa vida de comunhão na igreja? Será que temos mantido uma efusiva ação de graças ao Senhor por pertencermos à família da fé? E mais que isso: será que conseguimos nos lembrar de agradecer diariamente a bênção da salvação e da vida eterna que temos em Cristo? Será que conseguimos agradecer por vitórias em meio à tentação? O tratamento de um pecado específico? A ansiedade depositada aos pés de Cristo? A tristeza transformada em alegria? As virtudes produzidas pelo Espírito em nosso coração?


   Cada uma dessas coisas deveria nos levar a uma atitude constante de gratidão ao Senhor – e perceba: a ação de graças é direcionada ao Senhor e não a uma energia, ou a nossa capacidade, ou à vida, ou à ‘mãe natureza’. Estas coisas são completamente impessoais – honestamente, elas não se importam conosco. O Senhor, sim, olha para nós e liberalmente quer nos abençoar com dádivas e dons!

Vamos juntos agradecer a Deus.

   Acontece que, ao celebrarmos a gratidão ao Senhor, nosso coração também está sendo tratado. A gratidão não é uma virtude que serve àquilo que aconteceu, no passado. Ela nos serve também ao presente e ao futuro.
 
   Digo isso porque ela nos encaminha ao contentamento a respeito daquilo que já possuímos. Ao cultivarmos a gratidão, estamos demonstrando ao Senhor que, nEle, estamos plenamente satisfeitos – Ele é nosso pastor e, por isso, nada nos falta (Salmo 23:1). Percebemos seu cuidado e nos alegramos no Senhor! No entanto, a ansiedade com relação ao futuro também é tratada em nós quando celebramos a gratidão. Isso porque, quando vemos o que Deus já fez até aqui, podemos manter a esperança de que o Senhor continuará a nos sustentar. Mesmo que as lutas e dores sejam intensas, ainda assim, o Senhor nos guardou e derramou Sua abundante graça sobre nós. Por isso, cremos que, assim como fez no passado e faz no presente, fará também no futuro. 
 
Venha celebrar a gratidão ao Senhor conosco: hoje dia 23, quinta-feira, às 20 horas na Igreja Presbiteriana do Tarumã!

Seja Grato! E Que Deus nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.