Por que devemos contribuir liberalmente? | Rev. Thiago Mattos

01.11.2023

Por que devemos contribuir liberalmente? | Rev. Thiago Mattos

Mordomia Cristã

   Um dos assuntos mais difíceis para se tratar na vida da igreja é a questão da mordomia cristã. E isso acontece porque encontramos muitas igrejas que lidam com a questão financeira de maneira bastante irresponsável. Para nossa tristeza, encontraremos muitas realidades em que o assunto acaba sendo super-valorizado, iludindo e machucando pessoas através de falsas promessas. No entanto, nem sempre percebemos que essa postura de pastores e líderes, na verdade, acaba ‘funcionando’ porque estão provocando a avareza (que é idolatria – Ef 5:5) e o amor ao dinheiro (que é a raiz de todos os males – I Tm 6:10) em suas ‘ovelhas’ – em outras palavras, as pessoas acabam doando o que não podem motivadas pela sua ganância: a promessa de receber muito mais, ou ‘em dobro’, ou ‘cem vezes mais’ no futuro.


    Quando olhamos para a Palavra, no entanto, o que encontraremos é o desejo legítimo dos crentes de desejarem participar daquilo que Deus está fazendo na vida do povo de Deus. Na Bíblia, nós encontraremos momentos em que o povo voluntariamente contribuiu para a construção do Tabernáculo e, mais tarde, do Templo; em outros momentos veremos o povo demonstrando sua gratidão, em louvor ao Senhor. E é impossível deixar de perceber que aqueles dentre o povo que verdadeiramente se dedicavam ao Senhor, em todo tempo, procuravam contribuir através dos recursos que tinham à sua disposição – sejam recursos de valor monetário (ouro, prata, pedras preciosas), alimentícios (para o sustento dos sacerdotes e dos mais pobres), ou tantas outras ofertas.

Igreja do novo testamento.

    E quando nós olhamos para o Novo Testamento, nós percebemos que essa disposição não mudou: a igreja continuou contribuindo para as mais diversas causas. Quando irmãos em terras distantes passavam necessidades, a igreja realizava coletas em favor desses irmãos; quando missionários íam ao campo, distantes de sua casa e trabalho, os crentes eram responsáveis por manter estes irmãos; aqueles que se dedicavam exclusivamente ao ensino e à pregação deveriam ser sustentados pela igreja. E, para além disso, a igreja continuava a ajudar os mais pobres.


    Se nós percebemos que a igreja do Novo Testamento continuava a participar financeiramente das causas do Evangelho, qual seria o motivo de acharmos que nossa obrigação é menor? Mesmo porque, lembremos que, provavelmente, nós vivamos com muitos mais recursos que aqueles que doavam no tempo do Novo Testamento.

Louvamos a Deus pelo os irmãos que contribuem com a obra do senhor.

   Ainda que o dízimo tenha se tornado uma questão polêmica para a igreja do Século XXI por causa dos excessos de muitas igrejas, o mandamento permanece o mesmo. E ainda que você ache que o dízimo não era uma prática das igrejas do Novo Testamento (o que eu, por uma questão bíblica e histórica, discorde veementemente), o mandamento para servirmos ao Senhor com o que temos e somos permanece o mesmo, não é verdade? Pensando nisso, que tal se você estabelecesse o compromisso de servir alegremente ao Senhor com seus recursos?


   Louvamos a Deus por aqueles que demonstram seu compromisso fiel de manter suas contribuições mensalmente – seja através do dízimo ou de ofertas. Clamamos a bênção do Senhor sobre aqueles que por impossibilidade ou negligência não tem podido contribuir. E conclamamos aqueles irmãos que, por incredulidade ou avareza, tem deixado de abençoar com seus recursos para que, arrependidos, possam desfrutar da alegria de servir ao Senhor através daquilo que o próprio Deus nos dá.

Que Deus nós abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.