Porque devo convidar não Cristãos para o culto? Pt.02| Rev. Thiago Mattos

16.06.2023

Porque devo convidar não Cristãos para o culto? Pt.02| Rev. Thiago Mattos

Porque devemos convidar não cristãos.

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! (…) Ali o SENHOR ordena a sua bênção e a vida para sempre.” – Salmo 133:1,3       Na última semana, começamos nossa caminhada falando sobre a necessidade de convidarmos vizinhos, amigos e familiares para vir a igreja. Percebi que muitos talvez não façam isso pelo receio da igreja não acolher adequadamente seus convidados. Com isso, estabelecemos que nossa tarefa principal, ao percebermos alguém que não conhecemos, é recebê-los com alegria, entusiasmo e demonstrando interesse genuíno. No entanto, isso só vai acontecer se você genuinamente se interessar por aqueles que estão visitando nossa igreja, pensando na igreja como se fosse a sua própria casa – observando com atenção aqueles que você nunca viu, olhando para as pessoas ao redor, procurando por rostinhos desconhecidos na multidão… Mas veja: ao começar a fazer isso você corre um risco – o risco de se apresentar 2 ou 3 vezes para pessoas que você já recebeu. Isso já aconteceu com você? Se sim, sabe que é um constrangimento, não é verdade? No entanto, sabe o que é ainda mais constrangedor? Alguém chegar em nossa igreja e não ser acolhido. Acredite: é melhor acolher alguém 2 ou 3 vezes do que não acolher. E caso isso aconteça com você, um pedido de perdão é o melhor que você tem a oferecer. “Puxa… Me perdoe… Não estava lembrando de vocês…” Por isso, não tenha vergonha! Se você está vendo alguém que não conhece, que não sabe o nome, vá até eles e apresente-se!

Resolução do problema do acolhimento.

    No entanto, o problema do acolhimento não é o único motivo pelo qual deixamos de convidar pessoas para participarem da igreja. Existe um outro motivo: o problema do serviço. Na semana passada, falei de um pastor presbiteriano preocupado com essa questão do convite e ele disse: “sabe como eu fui parar na igreja? A pessoa que me convidou foi me buscar em casa!” Contou ele que havia aceitado o convite ‘por educação’ , mas que, no domingo, não tinha a menor intenção de ir. Estava ele ‘sentadão’ no sofá quando a pessoa que o convidou apareceu no portão, pronta para levá-lo ao culto.

    Perceba que nós achamos tal postura inconveniente. Mas será que não é isso que deveríamos fazer? Será que não devemos demonstrar o quanto consideramos aquele convite relevante para a pessoa? E mais que isso: será que não devemos demonstrar o quanto nossos convidados são imprescindíveis para nós? Veja: qual é o motivo pelo qual convidamos alguém para vir a igreja? Será que é para que a igreja cresça? Evidentemente que não! O motivo pelo qual convidamos alguém é porque amamos tanto aquela pessoa que, para nós, seria insuportável vê-la longe do nosso Senhor! E, por isso, estamos dispostos a fazer qualquer coisa para vê-la rendida aos pés de Jesus. Quando mudamos essa ‘chavinha’, então, nós percebemos que não existe nada de inconveniente em demonstrarmos tamanho amor ao simplesmente buscá-la em casa para vir a igreja conosco. E não somente isso: serví-la em qualquer outra instância em que nosso amor a Jesus possa ser demonstrado!

Que Deus nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.