Por que preciso ir a Igreja? Pt.06 | Rev. Thiago Mattos

25.08.2023

Por que preciso ir a Igreja? Pt.06 | Rev. Thiago Mattos

Devemos perdoar a ofensa que recebemos.

    “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à Casa do SENHOR’.” – Salmo 122:1. Na última semana, vimos que a falta de perdão, que é uma das causas pelas quais deixamos de vir à igreja, é resultado da nossa idolatria. Não é exatamente porque nos sentimos ofendidos que deixamos de perdoar – é porque fomos ofendidos “naquela área” (uma área específica da nossa vida com a qual nos preocupamos demasiadamente como resultado da nossa idolatria). O grande argumento que ouvimos é: “pastor, não consigo mais ver o Fulano… Aquilo que ele falou/fez é inaceitável… Não consigo perdoar…” E, com isso, começa o afastamento da comunhão.
 
     Veja: independente da ofensa que nós recebemos, nós devemos perdoar. Não existe nenhuma ofensa imperdoável, a não ser a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mateus 12:31). E é justamente por isso que qualquer pecado praticado contra nós deve ser perdoado. E, se não conseguimos perdoar, é porque estamos com o nosso coração endurecido.

Perdoar o que nós ofende.

   Jesus nos conta uma parábola, em Mateus 18:21-31, sobre um servo que tendo o perdão de uma dívida infinita com seu senhor foi incapaz de perdoar seu conservo que devia muito menos. A parábola termina nos mostrando que há um juízo terrível contra aqueles que são incapazes de perdoar. O que Jesus está nos mostrando é que Deus, o Justo Juíz, foi capaz de perdoar a dívida do nosso pecado – uma dívida impagável – e, por isso, nós devemos perdoar nossos irmãos. Não existe ofensa praticada contra nós que seja maior do que a ofensa que nós mesmos praticamos contra Deus. E, mesmo assim, o Senhor nos perdoou.


   Na verdade, todos nós temos a tendência de querermos revidar quando somos ofendidos. Aquilo nos entristece, provoca raiva e, por isso, somos levados a vingança. E como esse sentimento não pode ser levado “às vias de fato”, então, nós fingimos piedade e ‘excluímos’ o ofensor das nossas vidas, nem que, para isso, tenhamos que deixar a vida como igreja de lado. Mas, perceba: esse não é o padrão do Reino de Deus!

O Padrão do Reino de Deus é o perdão.

   O padrão do Reino de Deus é o perdão! O padrão de Jesus é a superação da ofensa. O apóstolo Pedro nos diz que Jesus foi o nosso exemplo até quando sofreu ofensas: “Pois, ele quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente…” (I Pedro 2:23)


    É olhando para o exemplo de Cristo que aprendemos que, se deixamos a comunhão por causa de alguma ofensa, então, é porque estamos desconsiderando quem Jesus é! A falta de perdão não pode ser uma desculpa para nos ausentarmos – ao contrário: por causa da nossa falta de capacidade de perdoar, nós deveríamos estar ainda mais presentes. É quando estamos na igreja que ouvimos juntos de Jesus: ouvimos do que Ele fez em nosso favor, ouvimos do Seu Reino, ouvimos sobre a Sua justiça e bondade. E, ao ouvirmos de Jesus, podemos ser impactados com tanta graça e, assim, exercermos a mesma graça na direção daquele que nos ofendeu e, finalmente, perdoar!

Que Deus te abençoe.

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.