Por que preciso ir a Igreja? Pt.10 | Rev. Thiago Mattos

22.09.2023

Por que preciso ir a Igreja? Pt.10 | Rev. Thiago Mattos

Somos abençoados por Deus quando nos reunimos com o povo de Deus.

  Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! (…) Ali o SENHOR ordena a sua bênção e a vida para sempre.” – Salmo 133:1,3b
 
  O salmista reconhece: “Ali [em Jerusalém, na reunião do povo de Deus] o SENHOR ordena a sua bênção…” Nós somos abençoados por Deus quando nos reunimos como povo de Deus. E o Senhor faz isso de muitas maneiras – entre elas, o Batismo e a Ceia do Senhor. Mas não é todo domingo que os Sacramentos são ministrados, certo? Então, só devemos ir a igreja no domingo em que celebrarmos a Ceia? Certamente não! Até porque o Senhor proporciona outras formas de ministrar a Sua graça na vida da igreja.
 
   No livro de Deuteronômio, nós temos uma coleção de pregações de Moisés ao povo de Deus antes que eles entrassem em Canaã. Nessas pregações, Moisés enfatiza uma das grandes diferenças entre Deus e os falsos deuses (ídolos): os ídolos são mudos (Salmo 115:5), mas o SENHOR é um Deus que fala (Dt 4:11,12; 32-40)! E, curiosamente, Deus nos abençoa falando conosco! Por toda a Bíblia, o Senhor falou com o Seu povo a partir dos profetas e a profecia só atinge o seu objetivo quando ela é comunicada – ou seja: quando o povo de Deus ouve a Sua voz! A mesma coisa acontecia no ensino da Lei: o povo precisava se reunir para aprender a Lei do Senhor. E, nesse contexto, precisamos nos lembrar que é pela obediência à Lei que somos abençoados – é na vida de santidade (a vida que Deus requer de nós) que provamos de verdadeira comunhão com o Senhor e da plenitude da vida (Dt 4:5-9). A Palavra nos mostra que, tanto na profecia, quanto no ensino, o povo do Senhor precisa estar reunido para ouvir a voz do Senhor.

Você quer ouvir o Senhor? Sim? Então, venha pra igreja!

   Quando nós nos encontramos como igreja, estamos não apenas criando um ambiente propício para a ouvirmos a voz de Deus. Mais que isso: estamos demonstrando que ansiamos ouvir o Senhor. E alguém poderia, sinceramente, questionar: “Mas quando é que Deus fala conosco na igreja?” Nós entendemos que todas as vezes que a Palavra do Senhor é proclamada com fidelidade, ao Senhor e à Palavra, então, é o próprio Deus que está falando conosco. A Palavra pregada é a voz de Deus para nós.


O questionamento, evidentemente, poderia continuar: “Mas Deus só fala conosco quando estamos reunidos? Ou eu posso ouvir Deus na minha casa, na minha leitura da Palavra, ouvindo um bom pregador na internet?” Com toda certeza, o Senhor também fala conosco em realidades como essas – evidentemente, o Senhor não está limitado ao tempo da comunhão do povo de Deus. Um coração honestamente sedento irá buscar o Senhor e Ele, por Sua bondade e graça, falará em qualquer circunstância – seja na privacidade da sua casa ou na comunhão da igreja reunida.


   No entanto, a Bíblia nos mostra que existe algo especial quando o povo de Deus se reúne. Apesar de encontrarmos testemunhos maravilhosos de como o Pai que vê em secreto fala ao coração dos seus filhos, é na vida em comunidade, ouvindo a Palavra, que o Senhor moveu Seu povo de maneira extraordinária. Por isso, sempre que um crente sincero quis ouvir a Deus, no passado, ele procurava o Deus que fala em meio a sua comunidade de fé. Isso não deveria ser diferente em nossos dias – quando nos reunimos, continuamos demonstrando que desejamos ouvir a voz de Deus!
Você quer ouvir o Senhor? Sim? Então, venha pra igreja!

Que Deus te abençoe! 

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.