Por que preciso ir a Igreja? Pt.11 | Rev. Thiago Mattos

29.09.2023

Por que preciso ir a Igreja? Pt.11 | Rev. Thiago Mattos

Louvem comigo a grandeza do Senhor.

  ”Louvem comigo a grandeza do SENHOR, e todos juntos lhe exaltemos o nome.” – Salmo 34:3”

   Desde o movimento evangelical tomou corpo a partir das décadas de 50 e 60, do século passado, a perspectiva do relacionamento com Deus se tornou muito mais individualista quando comparamos com a perspectiva histórica da igreja. Evidentemente, este movimento trouxe muitos resultados positivos para a igreja dos séculos XX e XXI. Isso se deu porque, apesar de vermos nos primeiros milênios da história da igreja uma perspectiva relacional individual de Deus para conosco, o relacionamento com Deus sempre foi visto como um esforço coletivo – não é raro observarmos alguns irmãos que ainda entendem que a parte mais importante do relacionamento com Deus é ir pra igreja.

 
  Acontece que, como se percebe, aqueles que olham para o relacionamento com Deus apenas de uma perspectiva coletiva e ‘domingueira’ acabam por viver uma incoerência terrível – uma aparente piedade e uma falsa adoração. Afinal de contas, Deus também se relaciona conosco individualmente. Quando ignoramos esse relacionamento pessoal, corremos o risco de cairmos na hipocrisia e vivemos um ‘teatro’ a fim de demonstrar coisas que, na verdade, não são reais.

Adoração e Culto.

   É exatamente por isso que, quando nós falamos sobre adoração e culto, precisamos nos referir a três instâncias: a adoração comunitária, a adoração privada e a adoração individual. Para simplificar, nós costumamos associar essas três instâncias a ambientes – a igreja (adoração comunitária), a casa (adoração privada, em família) e ao quarto (adoração individual). Evidentemente, estes não são os únicos lugares em que a adoração acontece: sua adoração individual também acontece no seu trabalho, quando você trabalha zelosamente e se dedica com excelência à sua profissão.


   Diante disso, a pergunta que deveríamos fazer é: “Qual destas instâncias é a mais importante?” Alguns, influenciados por um pensamento mais antigo, diriam que a adoração comunitária é a mais importante; outros, influenciados pelo evangelicalismo, diriam que a adoração que acontece “no secreto” é a mais importante. No entanto, quando olhamos para a Palavra do Senhor nós percebemos que as três instâncias são igualmente importantes – não há ‘oposição’ entre uma instância de adoração e outra! Enquanto somos chamados para um relacionamento individual com o Senhor, somos movidos para a adoração em família e na igreja!

Bendirei ao Senhor.

   É impossível adorar ao Senhor consistentemente se negligenciarmos alguma dessas instâncias. Isso acontece porque o relacionamento individual com o Senhor nos leva ao desejo de adorarmos coletivamente. Davi, ao experimentar da graça de Deus individualmente, é levado ao louvor: “Bendirei o SENHOR, em todo tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. A minha alma se gloriará no SENHOR…” (Sl 34:1,2a).

     No entanto, ao ver o que Deus tinha feito em sua própria vida, ele convoca outros: “venham louvar e exaltar a grandeza e o nome do SENHOR junto comigo!”
A adoração individual leva a adoração comunitária – se você tem adorado o Senhor em sua vida, no dia a dia, então, venha para a igreja: venha adorar o Senhor conosco!

Que Deus te abençoe! 

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.