15.10.2021

A Autoridade e Suficiência das Escrituras

A Bíblia tem autoridade e é suficiente porque ela é inspirada por Deus

A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, e suficiente para as nossas vidas, pois é nela onde baseamos a nossa fé, e, por isso, deve estar presente todos os dias em nossas vidas. Mas quando falamos sobre a autoridade e suficiência das Escrituras precisamos ir além, pois ela é suficiente para gerar transformação em nossa vida. Veja o que Bíblia fala dela mesma:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16,17

A Bíblia é inerrante e completa

De acordo com a Declaração de Cambridge, a Escritura [é] inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.

Embora a Bíblia não seja a única forma que Deus se revela (Criação – Salmo 19.1-4; Lei Moral – Romanos 2.14-15), ela é completa para que tenhamos o conhecimento de Deus e do homem pra a sua Salvação por meio de Jesus Cristo, a expressão última da revelação do Senhor.

No último domingo pela manhã, na aula da Escola Bíblica ministrada pelo Rev. Lucas Maracci, tivemos a oportunidade de entender mais sobre a autoridade e suficiência das Escrituras, e por que a Bíblia é a Palavra de Deus, e não apenas contém a Palavra de Deus.

A Bíblia é perfeita no tempo e na vida porque ela é a Palavra de Deus

Diante desse pressuposto fundamental, a Bíblia é completa sobre os assuntos da vida, tendo resposta para tudo o que está ao nosso redor, pois ela é inspirada, verídica, infalível e é a nossa fonte de fé e prática.

E no tocante à inspiração, Deus não empregou os escritores mecanicamente, mas atuou neles de maneira orgânica e dinâmica, em harmonia com as leis de seu próprio íntimo, ao longo de tempos diferentes, em línguas diferentes (hebraico e grego), com autores diferentes, mas com uma coesão e coerência impressionantes. Então, precisamos ser enfáticos e afirmarmos que a Bíblia toda, de Gênesis a Apocalipse (66 livros), todos os livros são inspirados pelo Senhor, e não alguns livros ou parte deles.

Com isso, vale destacar que todo o conteúdo dela é fiel, mesmo que o interesse dela não seja filosófico, científico, histórico e afins, mesmo que conflite com essas e outras disciplinas diante dos contextos e estilos bíblicos. São elas que precisam se encaixar às Escrituras.

É importante dizer também que a Bíblia, sendo a Palavra de Deus, não precisa de correções, embora tenha auxílios para que compreendamos melhor sobre as Escrituras (os Símbolos de Fé de Westminster, por exemplo), mas que nunca estarão em pé de igualdade com a Bíblia. Tudo o que destoa das Escrituras devem ser descartado.

E claro, tudo isso só faz sentido porque o Espírito Santo está zelando por tudo, do início ao fim, desde a inspiração da Bíblia até a iluminação para que entendamos ela. E, com isso, devemos ter em mente que ela interpreta ela mesma.

Creia na Bíblia! Ela é a Palavra de Deus! A autoridade e a suficiência das Escrituras são plenas. Ela revela a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nós.

Assista agora a esta aula:

Caso prefira, clique aqui e acesse o vídeo diretamente no YouTube

Aula integrante da série “Bases da Reforma Protestante”, ministrada na Escola Bíblica da Igreja Presbiteriana do Tarumã em Curitiba em 10.10.2021.

Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.

YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma

Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.

Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.