28.10.2021

A Doutrina da Aliança pt.2

Relembrando do que se trata a Doutrina da Aliança

Na última semana, começamos a falar sobre a doutrina da Aliança, com base na Confissão e Fé de Westminster, em seu capítulo 7.

A doutrina da Aliança, de uma forma resumida, nada mais é do que uma forma de compreendermos de como Deus apresenta suas relações com o ser humano por meio de um representante, um Redentor que cumpre o pacto que Deus fez com o homem.

Também, a doutrina da Aliança está no centro da teologia bíblica reformada, porque é por meio dela que entendemos quem é Jesus, o que Ele fez em nosso favor e qual deve ser a nossa resposta àquilo que Ele conquistou para nós.

Não conseguimos cumprir a Lei de Deus, mas Jesus sim

É nessa relação que vemos que é na Lei de Deus onde Ele revela Sua vontade, mas também Sua bondade, porque o propósito da Lei é dar vida.

No entanto, ninguém consegue isso por causa do pecado do nosso primeiro representante federal, Adão, e não cumprimos a Lei de Deus, e por isso, precisamos de um Representante Federal Perfeito, Jesus Cristo.

No último domingo pela manhã, na aula da Escola Bíblica ministrada pelo Rev. Thiago Mattos, tivemos a oportunidade de entender mais, nessa segunda parte, sobre a doutrina da Aliança, que devemos ter a noção de que todos os crentes em Jesus recebem uma exigência, a fé.

A Lei fala o que não conseguimos fazer, e do que Jesus faz por nós

Diante disso, entendemos que somente Cristo resolve o mais profundo problema de nossas almas, o pecado, pois somos feitos coerdeiros, juntos com Jesus, das mesmas bênçãos da obediência à Lei de Deus.

Também, a Lei não está anulada, pois Adão não conseguiu cumprir, mas Jesus sim. Ele pagou em nosso lugar o preço da desobediência da Lei, a fim de que tenhamos vida. Por isso, por causa de Jesus, devemos cumprir a Lei de Deus porque é Ele quem nos capacita a fazer isso.

E essa expressão de Graça é revelada em toda a Bíblia, isto é, crentes do Antigo e do Novo Testamentos conheciam a Deus e precisam da redenção do Senhor, onde hoje, por causa da revelação de Deus, entendemos que a Pregação da Palavra e a devida ministração dos Sacramentos são os meios dessa Graça onde Deus abençoa Seu povo.

E por fim, que tenhamos em mente de que Jesus é o centro da doutrina da Aliança do Senhor, pois é Ele quem faz tudo em nós e por nós.

Assista agora a esta aula:

Caso prefira, clique aqui e acesse o vídeo diretamente no YouTube

Aula integrante da série “Bases da Reforma Protestante”, ministrada na Escola Bíblica da Igreja Presbiteriana do Tarumã em Curitiba em 24.10.2021.

Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.

YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma

Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.