24.11.2021

Discernindo a verdade da mentira – parte 2

Não se esqueça!

Na primeira parte desse sermão, vimos a importância de estarmos atentos ao alerta geral, e de aprender a reconhecer tanto a verdade quanto a mentira. E nessa mesma ideia, compreendemos o quão importante é estarmos sempre discernindo a verdade da mentira. O texto bíblico a seguir nos oferecerá a base para o desenvolvimento desse mesmo pensamento, agora com o foco nos últimos três versículos do mesmo texto de João 4.1-6:

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.

Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.1 João 4.1-6

A quem o a que você pertence e depende?

Precisamos estar o tempo todo alertas e aprender a reconhecer a verdade, pois existem falsos profetas pregando por aí. João também nos alerta que precisamos reconhecer a mentira do mundo, e tudo isso podemos ver isso com bastante clareza no texto dessa exposição.

Com isso, o apóstolo João acentua o princípio de pertencimento e dependência. O que João quer nos ensinar é a coragem e animação para resistirmos aos enganos dos falsos profetas que há nesse mundo. Ele também coloca que é difícil nos mantermos encorajados em meio a derrota, e o que João nos demonstra é que a nossa vitória está garantida, que não precisamos temer o engano e nem as mentiras que o mundo nos conta, porém sem as subestimar. Ele nos diz onde está nossa vitória e porque somos vitoriosos: “Que aquele que está em você, é maior do que aquele que está no mundo.”

No último domingo, pudemos ser edificados por uma mensagem que redireciona a nossa percepção quanto a quem ou a que pertencemos e dependemos, e como absorvemos o que ouvimos a fim de discernir a verdade da mentira; mensagem, esta, ministrada pelo Rev. Thiago Mattos novamente em 1 João 4.1-6.

A verdade procede de uma única fonte

Diante disso, o apóstolo João demonstra que o caráter dos ouvintes, onde ele coloca que quando ouvimos os falsos profetas estamos sendo iguais ao mundo, pois tudo que eles proferem vem do mundo. Eles ouvem porque os agradam, os confortam, mas sabemos que o que está no mundo é enganoso.

Também, temos que demonstrar amor a essas pessoas nas nossas condições espirituais, pois de nada adianta falarmos se a mudança não vier de quem está ouvindo as mentiras dos enganos desse mundo. Precisamos reconhecer aquilo que é verdade, ouvir somente a verdade que vem do Senhor, mas também precisamos aprender sobre a mentira que nos enganam.

Por último, devemos estar atentos a apenas reconhecer a verdade do que o Senhor tem pra nos falar, pois sabemos que aquele que está em nós é maior do que está no mundo, porque o mundo não nos pertence e não podemos ter total dependência dele. Precisamos ter a nossa dependência do Senhor e pertencer à única verdade que é a dele.

Em resumo, estes dois sermões, cujo fim é estarmos discernindo a verdade da mentira, nos ensinam os seguintes fatores: fique atento ao alerta geral, aprenda a reconhecer tanto a verdade quanto a mentira, lembre do princípio de pertencimento e dependência, e tema por causa do caráter dos ouvintes.

Assista agora a esta mensagem:

Caso prefira, clique aqui e acesse o vídeo diretamente no YouTube

Pregação ministrada pelo Rev. Thiago Mattos a partir de 1 João 4.1-6 na Igreja Presbiteriana do Tarumã, em Curitiba, no dia 21.11.2021.

Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.

YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma

Sec. Júllia Santini
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.