Habacuque: Você deveria conhecer mais sobre este querido profeta

11.08.2021

Habacuque: Você deveria conhecer mais sobre este querido profeta

O livro de Habacuque conta a história de um crente que ousou questionar a Deus sobre as injustiças de seu tempo e recebeu uma resposta inacreditável!

Contexto histórico

Habacuque foi um profeta que viveu aproximadamente 600 anos antes de Cristo no reino de Judá. Foi contemporâneo de Jeremias, tendo possivelmente presenciado a desastrosa morte do rei Josias, passando o cruel reinado de Jeoaquim, exílio de Daniel, deportação do rei Joaquim, e eventualmente até tenha visto a destruição de Jerusalem, evento sobre o qual profetizou com 20 anos de antecedência.

Sobre o Livro de Habacuque

Indignação com a injustiça e a resposta inesperada de Deus

O livro se inicia com o profeta questionando a Deus sobre o motivo de tanta opressão e injustiça. Então Deus o responde, anunciando uma medida trágica: Judá tomaria do cálice da ira de Deus. Ele suscitaria um povo cruel para exercer juízo sobre o seu povo, destruindo totalmente a nação de Judá, desterrando o povo para outra terra e colocando abaixo o tão imponente Templo de Salomão.

O ousado questionamento do profeta

Diante de tal revelação, Habacuque questiona o Senhor: Como Deus sendo tão santo, puro e justo se utilizaria de um povo ímpio para executar seu juízo sobre o seu próprio povo?

A sábia resposta de Deus

Então Deus dá a Habacuque uma visão espetacular sobre o futuro, a qual ele deveria registrar e divulgar, pois seria cumprida à risca, o que impressionantemente aconteceu durante os próximos 70 anos!

O cântico de Habacuque

Após receber tão grandiosa e terrível revelação vinda de Deus, Habacuque faz uma maravilhosa oração, em forma de canto, na qual ele clama por misericórdia, pelo avivamento da obra do Senhor e sua manutenção ao longo dos anos.

Habacuque então adora ao Senhor exaltando seu grande poder, mas também reconhecendo sua própria insignificância diante de tal grandiosidade, e confessando comovido em seu íntimo e tremendo diante da angústia e desolação que estava por vir.

Por fim, em um final emocionante, o profeta se afirma nas promessas de Deus e em seu caráter imutável, se alegrando e declarando sua confiança no Deus da salvação, que sustenta o seu povo, apesar da destruição que se aproximava

Presb. Norton Luiz Ritzmann
Igreja Presbiteriana do Tarumã (saiba mais)

Vá mais fundo em Habacuque

Descubra detalhes impressionantes deste livro maravilhoso. Em nossos estudos bíblicos nossos pastores se aprofundam ainda mais e trazem muitos detalhes que fazem deste profeta um dos mais queridos do Antigo Testamento.

Assista agora nossa primeira aula sobre o livro de Habacuque

Veja abaixo ou acesse clicando neste link

27 respostas

    1. Parabéns jovem tenho idade p ser seu pai mas aprendi muito com suas perspectivas sua visão puritual ,Deus te ilumine a tua linha de raciocínio, e que ele possa te dar MT mais sabedoria e da sua graça pra ela nos basta,amém?

  1. Parabéns!!! Muito esclarecedor esse comentário. A Bíblia é um manancial de assuntos que nos faz honrar, crer, glorificar, amar e adorar esse DEUS que é infinito, Justo, Fiel, Majestoso e Pai zeloso.

  2. São bençâo de DEUS que DEUS abençoem ricamente precisando de homes de DEUS neste dia dia de hoje
    DEUS nos ABENÇOEM A TODOS
    S.c.p.

  3. Bom dia Deus Sempre fiel para sempre fiel para conosco rei da gloria para sempre nos aguardando o nosso criador para buscar a sua igreja..

  4. Deus abençoe sua vida!
    Acrescentou muito conhecimento a minha vida também.
    Estou deveras feliz com este rico estudo da história deste profeta pouco lido e pregado nas igrejas.

    1. Olá Olga, tudo bem? Não tem grupo, mas temos a aula online e presencial todas as quartas… pelo nosso canal do Youtube, ou presencial em nossa Igreja
      Igreja Presbiteriana do Tarumã- Rua Raul Joaquim Quadro Gomes, 420- Tarumã- Curitiba/PR
      Será um prazer ter a senhora conosco (:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.