22.03.2024

Quem é o dono da Igreja? | Rev. Thiago Mattos

66 anos da IP Tarumã.

  Alegre-se muito, ó filha de Sião! Exulte, ó filha de Jerusalém! Eis que o seu rei vem até você, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.” (Zacarias 9:9)
 
  Neste domingo, estamos celebrando os 66 anos de organização da nossa igreja. É um tempo de muita alegria e de ação de graças. No entanto, o domingo que antecede a Páscoa também nos ensina algo muito significativo. Uma semana antes da Sua ressurreição, 5 dias antes da Sua crucificação, o Senhor Jesus entrou em Jerusalém e foi recebido como Rei. Desde os tempos mais antigos, a Igreja de Cristo separa este domingo (Domingo de Ramos) para celebrar a Majestade do Senhor sobre a igreja e sobre o universo.
 
   Este evento, conhecido como a Entrada Triunfal de Cristo em Jerusalém, é o cumprimento da profecia de Zacarias 9 (e tantas outras, como Gênesis 49:8-12, Salmo 24:7-10, Salmo 118:19-29, Isaías 9:7, etc) que nos diz que o Messias, o Salvador do povo de Deus, seria um rei semelhante a Davi, que reinaria eternamente com justiça, equidade e estabeleceria paz sem fim. Acontece que, como bem sabemos, ser um rei semelhante a Davi não faria deste novo Rei alguém admirável: Davi, mesmo sendo homem segundo o coração Deus, era falho, pecador e limitado. O novo Rei, o Rei Messias, é perfeito, poderoso e Sua majestade governa pelos séculos. Este Rei Messias é o Rei Jesus, o Senhor da Igreja e do Universo.

O Dono da igreja é o nosso Rei Jesus.

   No entanto, este evento, a Entrada Triunfal de Cristo em Jerusalém, não é apenas um fato isolado ou um mero acontecimento histórico. Além disso, é o símbolo daquilo que acontece nas nossas vidas, na vida da igreja e no Reino Cósmico de Deus – o Senhor Jesus, como Rei vitorioso nas batalhas, adentrando em Seus domínios para tomar posse daquilo que Lhe pertence. É porque Jesus reina sobre o Universo, sobre a Igreja e sobre nossas vidas que nós podemos celebrar a sua Majestade!


  Ao mesmo tempo, é muito significativo que, no mesmo fim de semana, que nos lembramos da Majestade de Cristo estejamos celebrando o aniversário da igreja. Quando pensamos em nossa vida como igreja, é inevitável lembrarmos de tantas pessoas que marcaram a história da igreja: são tantos irmãos, líderes e pastores que passaram por aqui e que, pela sua fé, trabalho e virtudes, deixaram um legado glorioso de amor a Deus e à Igreja Presbiteriana do Tarumã. Quando nos lembramos disso, é inevitável não sentir saudades daqueles que partiram e estão com o Senhor ou até mesmo daqueles que foram servir ao Senhor em lugares distantes e em outras igrejas.


   Acontece que mesmo que nos lembremos destes grades vultos do passado e mesmo ao pensarmos nos irmãos que continuam servindo ao nosso lado, jamais poderíamos pensar que estes homens e mulheres de Deus que estiveram e ainda estão conosco possam assumir o trono da igreja. A igreja não tem donos! A igreja tem um Rei!


   Ainda que sejamos imensamente gratos pelas obras realizadas, nós precisamos nos lembrar que tudo o que fazemos é por causa da graça de Deus conosco – é o nosso Rei ministrando, edificando e cuidando da IPT. Nossa igreja não pertence a ninguém, a não ser ao Senhor e Rei da Igreja. E, justamente por isso, todos os súditos do Grande Rei são bem-vindos para servirem e desfrutarem do Reino aqui, entre nós!

Celebremos o Rei da Igreja! Rendamos graças ao Rei da Igreja Presbiteriana do Tarumã.

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.