Vivendo um coração transformado pelo Evangelho | Rev. Thiago Mattos

28.12.2021

Vivendo um coração transformado pelo Evangelho | Rev. Thiago Mattos

Os últimos dias não serão fáceis.

   A Esperança de que dias melhores virão. Na última pastoral, falei sobre a esperança que as pessoas tem a respeito de dias melhores, dias, estes, que estão vinculados aos ídolos que os seres humanos cultivam em seu coração. Mas será que é possível esperar dias melhores sem perseguirmos falsos deuses? Ou ainda: será que teríamos razão em esperarmos dias melhores?

O apóstolo Paulo alerta o jovem pastor Timóteo dizendo que os últimos dias seriam difíceis. É importante que você entenda que, desde que Paulo escreveu estas coisas a seu discípulo, nós já estamos vivendo estes “últimos dias”. Os “últimos dias” não dizem respeito aos dias que antecedem a virada do ano, ou então, antecedem a nossa morte, ou ainda antecedem a volta de Cristo. Estes “últimos dias” referem-se ao período de tempo em que Timóteo e toda a igreja viveriam até a volta de Cristo.

O que nos leva a conclusão de que vivemos dias difíceis desde que Jesus subiu aos céus; desde que Paulo escreveu estas coisas já estamos vivendo estes dias difíceis. Não é porque passamos do ano 100 para o 1000 que as coisas mudaram; não é porque passamos do 1000 para o 2000 que a realidade da existência humana se tornou melhor ou pior; não é porque passamos de 2021 para 2022 que podemos dizer que as coisas se tornaram mais difíceis (ou mais fáceis).

O fator que torna os dias difíceis em cada ano.

  E isso acontece por um motivo bem simples: uma folhinha de calendário não tem esse poder! Apesar de saber que poucos ainda usam ‘calendário de folhinha’, você percebe que não é o simples motivo de que fomos do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro que as coisas em nossa vida mudaram, não é verdade?

  Em outras palavras, um ano novo nunca trará vida nova! O ano está só começando (e longe de mim querer te desanimar agora), mas você sabe que uma boa parte das lutas e dificuldades que enfrentamos em 2021 serão realidade em 2022 também, não é mesmo? Sabe por quê? Porque o fator que tornava o ano de 2021 em “dias difíceis” também estarão presentes em 2022…

Qual é o problema dos dias difíceis?

   Veja o que o texto nos mostra sobre qual é o problema dos dias difíceis; perceba que os dias não são difíceis por causa do “tempo” que avança. Os dias são difíceis porque as pessoas são difíceis. Não é isso que Paulo fala? As pessoas se tornariam egoístas, orgulhosos, blasfemadores, rebeldes, ingratos, ímpios, sem amor, inimigos do bem, amigos de prazeres mundanos… A lista (2Tm 3:2-5) é ainda maior do que a que eu citei aqui. E a orientação de Paulo é clara: “Fique longe destes.” (vs. 5b)
Preste bem atenção: nós não precisamos de dias melhores!

   Nós nem mesmo precisamos de pessoas melhores. O que nós precisamos é de pessoas com corações transformados pelo Evangelho! Quando cremos em Jesus, nós já vivemos os melhores dias possíveis, afinal, Ele é nosso maior tesouro. Nossos dias já são os melhores porque cremos na mensagem do Evangelho e, por isso, temos tudo o que precisamos em Jesus! Por causa disso, não espere dias melhores em 2022. Mas almeje ser ainda mais impactado pelo Evangelho e pela presença de Jesus em sua vida!

Que sejamos ainda mais impactados pelo Evangelho em 2022!

Feliz Ano Novo!

Rev. Thiago Mattos.
Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

2 respostas

  1. Quando olhamos a nossa volta a luz da Palavra de Deus, vemos realmente como explanou muito bem em sua pastoral o Rev.Thiago que não devemos achar que devido ao ano mudar, é que teremos menos lutas em nossas vidas! Que possamos nesse ano que vai se iniciar buscar crescer na graça e no conhecimento mais e mais de Cristo Jesus Nosso Salvador! Boas férias pra vc e sua
    família Rev.Deus abençoe vcs todos ricamente Saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.