Um chamado da graça: ser mãe | Rev. Thiago Mattos

06.05.2022

Um chamado da graça: ser mãe | Rev. Thiago Mattos

Ser mãe é padecer no paraíso.

     “Ser mãe é padecer no paraíso…” Com esta frase, muitas mamães definem a grande dificuldade que a maternidade acarreta na vida das mulheres. E não seria para menos: ser mãe, e, principalmente, ser boa mãe, dá muito trabalho. Ainda mais nos tempos em que vivemos em que, normalmente, uma mãe também está envolvida em muitas outras responsabilidades e atividades. Por conta disso, é muito comum vermos mães reclamarem do cansaço e das dificuldades da tarefa.

    Mas quando olhamos para aquilo que a Palavra de Deus nos diz percebemos que a maternidade é um dos mais belos chamados do Senhor para alguém – a vocação de ser mãe é um chamado da graça de Deus para as mulheres. Isso, no entanto, não é algo desprovido de dificuldades e, muitas vezes, dores. Quando Eva (que quer dizer “mãe”) é chamada por Deus para ser a mãe de todos os seres humanos, o Senhor traz o alerta: “Aumentarei em muito os seus sofrimentos na gravidez; com dor você dará à luz filhos.” (Gn 3:16). E, tudo isso, diante do mandamento de Deus de que os seres humanos deviam crescer e multiplicar…

A Bíblia está cheia de recomendações sobre maternidade.

      Quando Maria foi chamada, em meio à circunstâncias tão peculiares, para ser a mãe do Salvador, o anjo, como emissário de Deus, traz sua saudação: “Salve, agraciada! O Senhor está com você.” (Lc 1:28); “…você foi abençoada por Deus.” (Lc 1:30). É verdade que o fruto do ventre de Maria era bendito e, como nenhum outro, o Filho de Deus, mas toda essa realidade não tornou menos importante a disposição servil de obediência da parte de Maria – “Aqui está a serva do Senhor; que aconteça comigo o que você falou.” (Lc 1:38).

       A Bíblia está cheia de recomendações a respeito da maternidade. Quando lembramos do poema da mulher virtuosa percebemos que uma das grandes tarefas que esta serva temente ao Senhor executava era o fato de criar filhos com dedicação a ponto de os próprios filhos reconhecerem o valor de sua mãe: Seus filhos se levantam e a chama de bem-aventurada…” (Pv 31:28). E, tudo isso porque esta mulher “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Cuida do bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.” (Pv 31:26,27).

Deus chamou as mamães para criarem filhos para Ele mesmo.

       E é ainda mais admirável o fato de que, em tudo isso, as mamães são chamadas para um árduo trabalho e devem realizar este ministério com ternura. O apóstolo Paulo diz que as mulheres mais velhas precisa ser “mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amar o marido e os filhos…” (Tt 2:3,4).

       Realmente, ser mãe não é fácil… mas nem deveria ser! Afinal, Deus chamou às mamães para criarem filhos para Ele mesmo – em última instância, mamães, seus filhos pertencem ao Senhor. E é motivo de grande honra que a vocês, abençoadas por Deus, o Senhor delegou tarefa tão importante que é criar a semente piedosa, o povo de Deus, que Ele mesmo tem feito germinar neste mundo. E, ainda que seja em meio às lutas, dificuldades e muito trabalho, ser mãe não é, nem de longe, um padecer nas mãos de Deus. Na verdade, Deus tem chamado cada uma de vocês para fazer os filhos florescerem para a glória do Senhor! Que Deus renove suas forças; que Deus traga ainda mais graça ao seu lar; que Deus a capacite para este ministério tão importante: ser mãe!

Feliz Dia das Mães! 

Que Deus abençoe as mamães que temem o Senhor.

Rev. Thiago Mattos 
Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui 

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.